29/09/2010 15h35 - Atualizado em 21/01/2019 16h00

Alunos vão assistir à apresentação de orquestra checa por meio do Cultura na Escola

Os alunos de dez escolas da rede estadual têm um encontro marcado com a música clássica. É que nesta-quarta (29) eles vão assistir à apresentação da Orquestra Czech Chamber Soloist – Solistas de Câmara Checos – da República Tcheca, às 14 horas, no Theatro Carlos Gomes, em Vitória. O evento é uma ação do projeto Cultura na Escola, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), que realiza uma série de concertos internacionais em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

O grupo vai realizar um concerto didático em que, além da execução das obras, haverá interação com os alunos, que poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre musicais e instrumentos da apresentação. Na oportunidade, os alunos vão conferir peças de Vivaldi, Mozart, Bach, Mendelssohn e Britten.

De acordo com a gerente do projeto Cultura na Escola da Sedu, Mirtes Ângela Moreira, a realização de apresentações musicais tem despertado interesse dos alunos da rede. “Percebemos o quanto eles ficam encantados com a linguagem musical. O crescimento dos nossos alunos está surpreendendo. Eles estão entendendo muito mais sobre música. As perguntas deles já não são mais básicas. Isso é um dos frutos do nosso projeto”, destacou.

Para as apresentações são selecionadas escolas que já trabalham com a música e participam do projeto Bandas e Corais, também da Secretaria.

Escolas beneficiadas nesta apresentação:

- Escola Domingos José Martins – Marataízes
- Escola Liceu Muniz Freire – Cachoeiro de Itapemirim
- Escola Monteiro da Silva – Mimoso do Sul
- Colégio Estadual – Vitória
- Escola Clóvis Borges Miguel – Serra
- Escola Afonso Cláudio – Afonso Cláudio
- Escola Mercês Garcia Vieira – São José do Calçado
- Escola Padre Manoel da Nóbrega – Montanha
- Escola Santo Antonio – São Mateus
- Escola Joaquim Barbosa Quitiba – Cariacica

Cultura na Escola

O projeto Cultura na Escola visa a estimular práticas culturais e educacionais nas unidades estaduais de ensino, em parceria com museus, galerias de arte e espaços culturais, possibilitando a construção de um conhecimento reflexivo e sensível por meio da música.

A intenção é trabalhar com um currículo vivo, dinâmico e diversificado, possibilitando ao aluno executar atividades educativas diferenciadas daquelas vividas no cotidiano escolar

Czech Chamber Soloist

Os solistas estão em atividade há mais de três décadas. Em 1963, os principais músicos da orquestra se reuniram, sob a direção do violinista Miroslav Matyá, para suceder ao famoso Collegium Musicum Brunense, tradicional conjunto de câmara fundado no início do século, sob o impulso do famoso compositor Janacek.

Rapidamente, o conjunto estabeleceu-se entre os principais da Europa Oriental e passou a apresentar-se em toda Europa – Suécia, Dinamarca, Alemanha, Itália, Áustria, Inglaterra entre outras. Também viaja regularmente para os Estados Unidos e o Japão (Tokyo, Osaka, Nagoya, Fukuoka e Sapporo).

O conjunto é formado por 12 cordas, ao qual são acrescentados solistas de vários tipos de instrumentos: piano, cravo, cordas, sopros, tais como Ivan Senats, Václav Hudecek, Florian Sonnleitner, Mario Ancilotti e Ab Koster.

Desde 1990, para ampliar o repertório, o conjunto também se apresenta na formação “Mannheim” de orquestra clássica de 40 músicos, juntando outros músicos da Filarmônica de Brno (também da República Tcheca).

Os Solistas de Câmara Checos colaboram com os principais coros, tais como o da Filarmônica Checa, tanto para apresentações, na República Tcheca e fora (Áustria e Espanha), quanto para gravações importantes. Também participam do famoso festival Rossini em Wildbad, Alemanha.

Desde o início de suas atividades, Os Solistas de Câmara Checos gravaram para rádio e televisão, assim como para vários selos.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br