Ano começa com captação de nove órgãos no Espírito Santo
O início de 2020 foi marcado pela generosidade de duas famílias capixabas que disseram “sim” para a doação de órgãos de seus entes queridos. No segundo dia do ano, a Central de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) recebeu três notificações de protocolos de morte encefálica e, posteriormente, duas famílias autorizaram a doação dos órgãos.
Com essa decisão foi possível realizar a captação de um coração, dois fígados, duas córneas e quatro rins. O procedimento de captação desses órgãos aconteceu nos hospitais estaduais Jayme Santos Neves, na Serra, e Urgência e Emergência, em Vitória.
A generosidade dessas famílias capixabas proporcionou o significado de um recomeço na vida de quem aguardava por um transplante: o coração, dois rins e um fígado foram transplantados em receptores capixabas. Além disso, o gesto também beneficiou receptores dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, que aguardavam transplantes de fígado e rim.
Segundo a coordenadora da CET-ES, Maria Machado, “o papel da família é essencial para o processo de doação. Por isso, a expectativa para 2020 é de conscientizar a população e os profissionais de saúde, em todas as etapas desse processo, a fim de reduzir o número de recusas familiares e proporcionar a reabilitação dos receptores que aguardam por um transplante.
Atualmente, na fila espera pela doação de órgãos para o transplante no Espírito Santo estão 920 pessoas para rim, 269 para córnea, 32 para fígado e sete para coração.
Como ser doador de órgãos
Todas as pessoas podem ser doadoras de órgãos. Para isso, basta ter condições clínicas de saúde. No Brasil, a legislação não obriga que se realize uma declaração documental ou insira em documentos de identidade a informação de que se deseja ser doador de órgãos. Basta conversar com seus familiares e informá-los sobre o desejo de ser doador de órgão.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br