25/11/2010 20h25 - Atualizado em 16/01/2019 12h50

Apicultura: Encontro de produtores planeja ações para 2011

Com o objetivo de mostrar o trabalho da apicultura capixaba e o alinhamento das estratégias de desenvolvimento do setor acontece, nesta quinta-feira (25), o II Encontro Estadual de Apicultores e Parceiros da Rede Apes, no Centro de Convenções de Vitória. Durante a programação também será apresentada a proposta de sustentabilidade da cadeia apícola e principais ações previstas para o setor no ano de 2011 no Estado, além de discussões voltadas para a apicultura.

O evento reúne o grupo atendido pelo Programa Estadual de Apicultura, parceiros e interessados na atividade. Além deles, participaram da solenidade de abertura do evento o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, a gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae/ES, Letícia Toniato, o superintendente do Ministério da Agricultura, José Arnaldo de Alencar, dentre outras autoridades.

O secretário Enio Bergoli enfatizou que o Espírito Santo ainda está se desenvolvendo neste setor e que o mercado é promissor. “Nós produzimos menos de 400 toneladas de mel por ano e podemos crescer muito já que essa é uma atividade voltada para a agricultura familiar, a maior vertente da agricultura capixaba. Podemos crescer ainda mais, por isso a parceria entre a Seag, Incaper, Idaf, Sebrae e outros setores é importante para trabalharmos juntos aos apicultores. Parabenizo a todos que estão aqui e pelo desempenho de vocês”, destacou.

Enio Bergoli

A gestora estadual do programa e analista da Unidade de Atendimento ao Agronegócio do Sebrae, Karina Moreira Nolasco de Carvalho, frisou que o mercado capixaba é favorável para a apicultura. “O volume de produção de mel no Estado ainda é pouco, mas temos agregação de valor. O diferencial competitivo que temos é que trabalhamos a cadeia da apicultura em um todo, sempre buscando o diferencial. Isso faz com que a nossa organização ganhe destaque”, comentou Karina.


Eraldo Angeli, presidente da Associação Águia Mel, do município de Águia Branca, indicou que esse encontro é importante para haver entrosamento entre os produtores. “Aqui no encontro vamos trocar experiências além de compartilhar as expectativas para o próximo ano. Hoje produzimos seis toneladas por ano, queremos em 2011 chegar a doze”, afirmou.

Eraldo Angeli

A apicultora Deusdeia de Souza Pego, da aldeia indígena Pau Brasil, em Aracruz, demonstrou outras utilidades para a produção. “Depois do curso de capacitação que fizemos, aprendemos a importância do mel e a fazer artesanato a partir do produto. Dentre o destaque está o sabonete que está tendo uma boa aceitação no mercado. Isso colaborou no aumento de nossa renda”, comemorou.

Deusdeia de Souza Pego

Neste ano, o mel produzido pelos apicultores capixabas foi destaque no 10º Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura, em Natal, no Rio Grande do Norte. O congresso, realizado em outubro, é considerado o segundo maior evento mundial do setor, premiou o mel capixaba como o segundo melhor da América Latina, além do prêmio de melhor embalagem.

Dentre os principais produtos apícolas estão: o mel, a cera, o própolis, o pólen, a geleia real, e a apitoxina, que pode ser utilizada no tratamento de reumatismo, artrites e celulites.

O Programa Estadual de Apicultura integra projetos destinados a grupos organizados de pequenos apicultores e de pequenas empresas da cadeia produtiva da apicultura e age em quatro vertentes: articulação e parcerias; organização e fortalecimento de grupos e entidades representativas; desenvolvimento técnico, tecnológico e gerencial; e ampliação de mercado.

O II Encontro Estadual de Apicultores e Parceiros da Rede Apes prossegue até 17h, no Centro de Convenções de Vitória. As inscrições serão gratuitas e poderá ser feita no local do evento.

Programação:
13h – Apresentação dos principais resultados alcançados em 2010 – Célia – Unidade de Estratégia e Orçamento do Sebrae/ES
13h40 – Apresentação da proposta de sustentabilidade da cadeia apícola Capixaba – João Carlos Telles – Consultor de Planejamento de Redes
14h – Apresentação das principais ações previstas para 2011 – Rede Capixaba de Apicultura)
14h20 – Premiação dos principais resultados conforme regimento do programa
17h – Encerramento e doce lanche de confraternização



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Eduardo Brinco
Tels: (27) 3636-3651 / 9964-0389
comunicacao@seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard