11/08/2010 13h31 - Atualizado em 22/01/2019 14h56

Aquicultura e Pesca levam grandes atrações para a GranExpoES 2010

Pela primeira vez, o segmento de aquicultura e pesca participa da GranExpoES 2010 com uma programação diversificada e exposição com grandes atrativos para o público. Numa área de 800 m2, dedicada apenas a essa cadeia produtiva, haverá mais de 20 aquários gigantes com diversas espécies de peixe, pesque-pague, pesca de arremesso, oficina de pesca, escolinha de vela e surfe, feira náutica, além de palestras em auditório e do espaço gourmet na Praça da Alimentação com oficinas gastronômicas à base de pescado.

Segundo o gerente Estadual de Aquicultura e Pesca da Secretaria Estadual da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Armando Fonseca, funcionarão duas cozinhas, uma das Associações dos Pescadores e outra das Associações dos Aquicultores. Paralelamente à comercialização de pratos como bolinhos de peixe e mariscos, entre outros, serão realizadas aulas e cursos. Dessa forma, o público poderá aprender o preparo de bolinhos de manjuba e de aparas de filé de tilápia, iscas de filé de curimatã, filé de traíra sem espinhos e costelinha de tambaqui.

Somando-se às possibilidades culinárias dos diversos pescados, será desenvolvida também uma programação técnica, com palestrantes renomados nacional e internacionalmente. O destaque será a palestra de Fernando Kubtza, doutor em Aqüicultura pela Auburn University, no Alabama, nos Estados Unidos, e autor de diversos livros e artigos publicados no Brasil e exterior. Marcada para as 14 horas desta quinta-feira (12), no auditório 1, a palestra dele abordará a “Sustentabilidade na produção de tilápias – a aquicultura como ferramenta para o desenvolvimento e conservação ambiental”.

Nessa mesma data e local, a partir das 16h30, também haverá uma palestra da pesquisadora Érika Fabiane Furlan, conhecida nacionalmente pelos trabalhos desenvolvido no Instituto de Pesca de São Paulo. Ela falará sobre “Boas práticas de manipulação de pescados a bordo, na indústria e nos pontos de venda”.

Já nesta sexta-feira (13), às 9 horas, no auditório 5, o pesquisador Sérgio Tamassia, da Epagri/SC abordará a “Gestão Aquícola: como não perder dinheiro na aquicultura”.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Tels: (27) 3636-3700 / 9944-1358
karyna@seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard