11/05/2017 16h54

Aracruz adere ao Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo

O município de Aracruz realizou, nessa quarta-feira (10), uma solenidade de assinatura do termo de adesão ao Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). O objetivo é promover melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.

O Secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, falou sobre os desafios do Paes. “Nós, educadores, cuidamos das futuras gerações. Por isso, vamos agir com as forças e os recursos que temos. Nenhuma criança ou jovem pode ficar sem aprender. É necessário que seja feita uma boa definição curricular, que os materiais didáticos sejam adequados e a capacitação de professores mais constantes. O maior desafio do nosso país é a educação e precisamos unir esforços para melhorar os índices e o aprendizado dos alunos”, afirmou.

Para o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o pacto será importante para o fortalecimento da educação. “É com muita alegria que assino essa parceria tão importante para Aracruz, pois nosso município pensa com muito carinho na educação pública. Quando estive em Vitória para o lançamento do projeto, fiquei encantado com os benefícios. A nossa intenção é formar alunos que realmente aprendam matemática, escrita e leitura. Por isso, contamos com o apoio dos professores para que incorporem essa ideia”, disse.

A solenidade contou também com a presença da subsecretária de Estado de educação básica e profissional, Maria José Angeli de Paula; da secretária de educação de Aracruz, Ilza Rodrigues Realli; de outras autoridades do estado e do município e de educadores.

Pacto pela Aprendizagem no ES

Com adesão dos municípios ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, ações serão desenvolvidas focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone / Fernanda Xavier