02/09/2010 15h27 - Atualizado em 21/01/2019 17h04

Arquivo Itinerante atende em Anchieta neste fim de semana

A equipe do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), estará presente em Alto Pongal, Anchieta, de sábado (04) a domingo (05).

No período, a equipe do Arquivo Itinerante vai prestar atendimento ao público e lançar um livro, durante a 5ª Festa de Colonização Italiana naquele distrito, onde também vai acontecer a chegada da 6ª Caminhada Passos dos Imigrantes.

O atendimento do Programa Arquivo Itinerante será realizado Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Alto Pongal (Av. Virgílio Lorencini, s/n), em Alto Pongal.

Além de obter o Registro de Entrada de Imigrante com informações sobre seus antepassados, os consulentes também poderão fornecer cópias de documentos e fotografias dos imigrantes que serão inseridos na base de dados do projeto, uma parceria com os descendentes que também ajudam no resgate da história dos seus avós e bisavós.

Livro

No domingo (05), o APEES vai lançar o livro “Colônias Imperiais na Terra do Café”, do sociólogo italiano Renzo M. Grosselli. Na ocasião da pesquisa, em 1986, Grosselli esteve na comunidade de Alto Pongal.

Os primeiros imigrantes italianos chegaram à região em 1975, um ano após a Expedição Tabacchi, ou seja, há 135 anos. A obra é o sexto volume da Coleção Canaã, projeto desenvolvido pelo APEES, que contempla obras sobre a história do Espírito Santo e já está em seu 12º número.

A versão em PDF do livro, bem como a base de dados do Projeto Imigrantes Espírito Santo, podem ser acessados nas páginas da internet da instituição nos seguintes endereços: www.ape.es.gov.br e www.imigrantes.es.gov.br.




Informações à imprensa:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Cilmar Franceschetto
9941-5953
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard