04/10/2010 21h49 - Atualizado em 21/01/2019 15h50

Artista mineiro consagrado ministra curso sobre artesanato em argila em Cachoeiro de Itapemirim

A produção de peças artesanais no Estado deve ganhar novo fôlego. A partir desta terça (05) e até a próxima quarta-feira (13), produtores rurais capixabas receberão um curso completo sobre todo o processo de confecção de peças à base de argila. O curso, promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), terá como instrutor o artesão mineiro Ulisses Mendes,  conhecido como “o cronista do Vale do Jequitinhonha”. O artista possui cerca de 40 anos de experiência e é referência nacional em peças artesanais que utilizam a argila como matéria-prima.

A abertura oficial está marcada para esta terça-feira (05), às 13 horas, na Fazenda Ribeirão Floresta, localizada na localidade de São Brás, em Cachoeiro de Itapemirim. No local, até quarta-feira (06), os participantes irão construir um forno à lenha para queima das peças em argila. A partir de quinta-feira (07) até o dia 13, as aulas serão das 7h30 às 18 horas, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado em Burarama, no mesmo município.

Participam 19 agricultores familiares de Cachoeiro de Itapemirim, Mantenópolis, Linhares, Águia Branca, Nova Venécia, Alegre, Jerônimo Monteiro, Castelo, Itapemirim e Santa Teresa. O grupo tomará conhecimento, na prática, sobre como desempenhar todo o processo produtivo das peças, desde a extração da terra até a finalização do produto. O treinamento contabiliza, ao todo, 80 horas, e tem como principal objetivo proporcionar mais uma fonte de renda às famílias dos participantes.

De acordo com a coordenadora de agroturismo do Incaper, Maria das Dores Perim, a iniciativa pretende oferecer a oportunidade aos agricultores familiares aperfeiçoarem as técnicas de fabricação das peças, nos processos de extração da argila, preparo, modelagem, pintura, queima e acabamento das obras. Além disso, o curso visa ao resgate da cultura da região e a proporcionar mais uma opção para o aumento da renda familiar dos produtores rurais, principalmente por meio do incremento à atividade de agroturismo já desempenhada pela maioria dos participantes.

O curso é uma complementação aos conhecimentos adquiridos pelos artesãos capixabas durante o   intercâmbio técnico realizado pelo Incaper em junho deste ano no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Burarama

A vila de Burarama foi escolhida para o evento por ter uma grande quantidade de matéria-prima para as obras e também apresentar o circuito turístico Águas de Burarama, que tem como seus atrativos diversas quedas d'água, casarios de época ou propriedades rurais onde os turistas podem se hospedar, trilhas para caminhada, a Pedra da Ema, produtos da agroindústria, além das belas paisagens que as montanhas proporcionam.

“Na região o turismo é expressivo, pois conta com diversas atrações para quem gosta de entrar em contato com a natureza e a rotina da vida no campo. Na região, os turistas têm opção de se hospedar em algumas propriedades rurais que são abertas para visitação”, afirma a coordenadora de atividades não agrícolas do Incaper, Durnedes Maestri.

 



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Leandro Abreu
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-9868 / 9850-2210
Acompanhe no Twitter: @Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard