16/11/2010 23h18 - Atualizado em 18/01/2019 15h13

Aspe discute conexões das usinas térmicas que serão instaladas no Estado

A Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe) recebe, nesta quarta-feira (17), o Grupo de Trabalho Rio de Janeiro/Espírito Santo que trata do atendimento elétrico aos estados. Na pauta estão as conexões das usinas térmicas que serão instaladas em terras capixabas nos próximos anos.

 A formação de Grupos de Trabalho é uma iniciativa do Operador Nacional do Sistema (ONS). Atualmente, já se encontram constituídas diversas equipes que envolvem estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, dentre outros.

O Grupo Rio de Janeiro/Espírito Santo foi criado devido ao compartilhamento do sistema tronco de transmissão, o que implica na interdependência dos dois sistemas elétricos. A intenção é estabelecer um plano de ação que potencialize os benefícios dos empreendimentos e que equacione problemas que possam dificultar ou impedir o cumprimento dos cronogramas estabelecidos para os projetos.

O objetivo do Grupo de Trabalho é avaliar as condições de atendimento elétrico, tratando dos problemas e identificando suas soluções, e acompanhar a implantação das obras do Sistema Interligado Nacional (SIN) que têm reflexos em ambos os estados. Além da Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo, o Grupo conta com a participação do Operador Nacional do Sistema (ONS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e de órgãos responsáveis pelo licenciamento ambiental.



Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes

Fabíola Zardini
Tel: (27) 3636-9708 / 9942-9537
E-mail: fabiola.zardini@sedes.es.gov.br

Vagner Bissoli
Tel: (27) 3636-9707 / 9942-1130
E-mail: vagnerbissoli@sedes.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard