08/11/2010 20h16 - Atualizado em 18/01/2019 15h30

Assembleia reúne familiares de adolescentes do Iases

O auditório do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado no bairro Tucum, em Cariacica, ficou lotado para a realização da Assembleia Geral de Famílias, realizada neste domingo (07).

A assembleia reuniu aproximadamente 200 pessoas, dentre elas socioeducandos, familiares dos adolescentes e socioeducadores. A Assembleia Familiar é uma ação diferenciada e cheia de simbolismos, prevista no programa de atendimento realizado no CSE, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC).

A cerimônia deste domingo (07) foi aberta pelo diretor da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, organização que realiza a gestão da Unidade através de um contrato firmado com o Governo do Estado, que destacou a importância da família na vida de qualquer ser humano.

“A família é importante para qualquer ser humano e para os adolescentes que estão privados de liberdade, elas devem estar presentes sempre e ficarem atentas ao processo socioeducativo do adolescente, para que o mesmo 'cresça' e esteja pronto para voltar à sua comunidade de origem, estudando e trabalhando”, disse Gerardo.

Em seguida, os adolescentes recém chegados ao Centro, participaram da cerimônia do bonsai, que na cultura japonesa significa ‘árvore em bandeja’. Eles receberam a árvore das mãos dos seus familiares e terão que cuidar dela enquanto estiverem cumprindo a medida socioeducativa de internação no local. De acordo com o MPC, simbolicamente, a árvore representa a presença da família no CSE.

A assembleia também contou com outro momento especial. Familiares dos adolescentes receberam medalhas que simbolizarão o comprometimento e o acompanhamento dos mesmos no processo socioeducativo dos adolescentes. As famílias se emocionaram durante a cerimônia.

Além destes momentos, as famílias também conheceram as ações do projeto ‘Ninez Sin Rejas – Adolescência Sem Grades’, desenvolvido no Espírito Santo pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social e Educacional (Inbradese), em parceria com o Iases e a Acadis.

A coordenadora do projeto, Tatiane Melo, apresentou o projeto e destacou a importância da participação das famílias nas Assembleias Comunitárias, Seminários e outras atividades voltadas para a comunidade socioeducativa.

O projeto Ninez Sin Rejas tem como o objetivo a promoção e realização de ações que apresentem modelos alternativos de resolução de conflitos relativos a adolescentes autores de atos infracionais na América Latina, em desenvolvimento também nos seguintes países: Colômbia, Equador, Guatemala e Peru.

As ações do Inbradese são coordenadas e apoiadas pela Agência Católica Internacional em favor das Crianças (BICE), mundialmente conhecido por ter participado da elaboração da Convenção Internacional dos Direitos da Criança na década de 1980 e também fazer parte da Organização das Nações Unidas (ONU).



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard