05/11/2010 19h05 - Atualizado em 18/01/2019 16h18

Atílio Vivácqua assina termo de adesão à Farmácia Cidadã Municipal

Atílio Vivácqua, no Sul do Espírito Santo, passará a contar com uma unidade da Farmácia Cidadã Municipal. O termo de adesão ao projeto, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi assinado nesta sexta-feira (05) entre o secretário da Saúde, Anselmo Tozi, e o prefeito José Luiz Torres Lopez.

Segundo o prefeito, que estava acompanhado da secretária de Saúde municipal, Adriana Favero Jorge, a Farmácia beneficiará aproximadamente 10 mil moradores das zonas urbana e rural do município, proporcionando atendimento de qualidade. Com a assinatura do termo, a unidade será adaptada conforme prevê o modelo criado pela Sesa.

A Farmácia Cidadã Municipal de Atílio Vivácqua já tem lugar para funcionar: será na Praça José Valentim Lopes, no Centro da cidade. Ela deverá ser inaugurada no ano que vem.

O projeto

A Farmácia Cidadã Municipal segue o conceito adotado pela Farmácia Cidadã Estadual. Significa um novo padrão de farmácia pública, visando à atenção especializada para cada usuário, com ambiente climatizado, totalmente informatizado, e disponibilidade de farmacêuticos em tempo integral, além de atendimento humanizado.

Uma vez formalizado o interesse do município, a Sesa repassará um estímulo financeiro no valor de R$ 20 mil para a concretização do projeto. Para receber o recurso, a prefeitura deve seguir uma série de normas técnicas, sanitárias e de segurança. O montante pode ser usado tanto na adequação física quanto na aquisição de equipamentos.

As Farmácias Cidadãs Municipais terão espaço físico com mais de 80 metros quadrados, divididos em área de fornecimento e de estocagem de medicamentos, sala de atendimento farmacêutico, bem como uma infraestrutura adequada aos usuários e ao trabalho dos servidores.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila