27/09/2010 19h26 - Atualizado em 21/01/2019 16h04

Atividade terapêutica reúne mães de adolescentes e socioeducadoras do CSE

Teve início, na manhã desta segunda-feira (27), uma atividade terapêutica voltada exclusivamente para mães de adolescentes e socieducadoras do Centro Socioeducativo de Atendimento a Adolescentes em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases).

O grupo, formado por aproximadamente 15 mulheres, se reuniu na manhã desta segunda-feira (27) no CSE, em Tucum, Cariacica, para participar da atividade terapêutica, que teve como tema ‘As relações interpessoais’.
 
A atividade foi ministrada pelas coordenadoras terapêuticas do CSE, Nelly Piñeda e Jaqueline Meneses. Elas realizaram uma dinâmica onde as mulheres fizeram reflexões sobre as relações interpessoais na família, com os filhos, na relação de um casal, dentre outras.  As participantes falaram sobre suas experiências, medos e inquietações.

Para a assistente social do CSE, Michele Alves, o grupo foi fundamental para perceber a importância do diálogo e da reflexão nas relações interpessoais. “Todos nós erramos e estamos constantemente aprendendo. Nos grupos como esse podemos trocar experiências para melhorarmos cada vez mais nossos relacionamentos, inclusive no trabalho”, destacou Michele.

De acordo com a coordenadora terapêutica Nelly Piñeda, os encontros do grupo de mulheres terão continuidade nos próximos meses com outras abordagens terapêuticas.

O CSE

O CSE é uma unidade Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o local por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.

O MPC que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.



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