27/12/2016 16h53 - Atualizado em 27/12/2016 16h55

Atividades interdisciplinares fazem parte da rotina de estudantes

A Escola Estadual Gisela Salloker Fayet, de Domingos Martins, proporcionou aos pais e estudantes da unidade escolar uma exposição Bioquímica, desenvolvida pela turma da 1ª série do Ensino Médio.

De acordo com o idealizador e professor de Química e Biologia, Denilson Garcia, a ideia de realizar a exposição surgiu durante as aulas, no momento em que ficou perceptível a aproximação das duas disciplinas. “Percebi que as matérias se encontravam e por isso comecei a idealizar uma exposição unindo ambas”, disse.

Antes disso, os estudantes discutiram nas aulas os temas que seriam abordados na exposição, entre eles carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e água. Já na exposição, foram utilizados materiais de fácil acesso para a confecção dos experimentos, como isopor e alimentos diversos.

“A exposição funcionou como uma prática do que foi discutido em sala de aula, tendo em vista que ali os estudantes puderam aplicar os conhecimentos obtidos. Ao fim da exposição, fiz uma avaliação com os alunos a fim de saber qual foi o rendimento, e com isso tive a certeza que consegui atingir o objetivo de unir a teoria, a prática e o aprendizado, pois eles de fato aprenderam e amaram”, destacou Denilson.

 

III Feira Agrotec

 

Buscando também a interdisciplinaridade, a Escola Estadual Professor José Veiga da Silva, localizada em Marataízes, realizou a “III Feira Agrotec”, que contou com um dia de experimentos e apresentações elaboradas pelas turmas de Ensino Médio Técnico Integrado em Agricultura.

De acordo com o coordenador da feira, o professor e especialista em Engenharia Ambiental, Validoro Bazoni Giro, o evento – que está em sua 3ª edição – buscou mostrar a importância da agricultura nas diferentes disciplinas da base curricular.

Dentre as atividades apresentadas na feira, cada um delas teve um direcionamento à uma matéria, como o “experimento de aração”, que envolveu a Física; a explicação de como ocorre a infecção da bactéria fixadora de nitrogênio na planta, envolvendo a Biologia, e o Sistema exploratório de plantio de cana-de-açúcar”, que integrou a disciplina de História.

“Os alunos se empenharam no desenvolvimento das atividades e tivemos um grande apoio da comunidade local, que também participou da feira, assim como os profissionais da área que também se fizeram presente” concluiu o professor.

 

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Texto: Paula Nogarolli

 

 

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