09/06/2017 17h45 - Atualizado em 11/06/2017 10h00

Atividades marcam o 12º aniversário do Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo

Foto: Assessoria de Comunicação/Secult

Um momento de celebração de existência e resistência. O Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo comemora os 12 anos do Núcleo de Vitória com uma programação especial, no sábado (17), no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória. A programação do aniversário se inicia às 14 horas, com a Roda de Conversa “Apropriação Cultural da Capoeira”. O debate gira em torno da trajetória da capoeira no país, uma expressão cultural que já foi considerada crime e, após séculos de discriminação, tornou-se – em 2014 –Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Entrada franca.

Estarão presentes no evento, o antropólogo e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Osvaldo Martins de Oliveira para mediar a mesa, o Mestre Cláudio Nascimento (Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo - RJ), Mestra Cristina Nascimento (Grupo de Capoeira Angola Mocambo de Aruanda - RJ), Mestre Militão (Grupo de Capoeira Reza Forte – ES), além da Treinel Ludmilla Almeida (Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo-RJ).

Dando prosseguimento ao evento, haverá uma Oficina de dança afro com Ludmilla Almeida, mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenadora e fundadora do grupo cultural Balé das Iyabás, que atualmente realiza o projeto “Diálogos em Movimento” no Rio de Janeiro. A programação se encerra com uma Roda de Capoeira Angola às 19h30.

Este evento é parte integrante do Projeto “Capoeira Angola: Quem nunca viu, venha ver!”, selecionado pelo Edital 011/2016 – Seleção de Projetos de Valorização da Capoeira, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo

Fundado em 1992 pelo Mestre Cláudio Chaminé, no Rio de Janeiro, O Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo tem por objetivo o resgate e a propagação da Capoeira Angola da linhagem de pastinha. A originalidade do método deste tipo de ensino privilegia o trabalho físico e mental para que o talento se expanda em criatividade.

A Contramestra Ananda, que está à frente do Núcleo desde o seu princípio, afirma que além da comemoração do aniversário, o momento também é de trocas e de estudos. “Praticada em aproximadamente 152 países, com 6 milhões de praticantes no Brasil, a capoeira tem um contexto de luta e resistência negra, sendo essa uma preocupação dos capoeiristas que lutam pela preservação dos elementos e símbolos”, destaca.

12º aniversário do Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo

Programação:

Das 14h às16h

Roda de conversa com o tema: “Apropriação Cultural da Capoeira”

Debatedores presentes:

-Ludmilla Almeida: Mestra em Educação pela UERJ, treinel do GCAVAM-RJ, e coordenadora e fundadora do grupo cultural Balé das Iyabás.

-Mestra Cristina Nascimento: Grupo de Capoeira Angola Mocambo de Aruanda - RJ.

-Mestre Cláudio Nascimento: Criador do Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo no Rio de Janeiro, com núcleo em Vitória.

-Mestre Militão: Grupo de Capoeira Reza Forte, de Linhares - ES.

-Osvaldo Martins: Doutor em Antropologia Social e Professor da UFES.

Das 17h às 19h

Aula de Dança Afro Com Ludmilla Almeida, idealizadora do projeto Diálogos em Movimento. (https://www.facebook.com/ludmillaalmeidadialogosemmovimento/)

INSCRIÇÕES: Pelo telefone - 999668540 ou pela página no facebook - https://www.facebook.com/capoeiravoltaaomundo.com.br/ (esta página)

Das 19h30 às 21h30

Roda de Capoeira Angola

Local: Museu Capixaba do Negro (Mucane) - Av. República, 121, Centro, Vitória.

Entrada franca.

Texto:Danilo Ferraz