13/09/2010 22h30 - Atualizado em 21/01/2019 16h51

Atletas capixabas conquistam seis medalhas nas Olimpíadas Escolares

O Espírito Santo encerrou sua participação nas modalidades individuais da final nacional das Olimpíadas Escolares, nesta segunda-feira (13), conquistando seis medalhas – cinco de ouro e uma de bronze -, com a natação e a ginástica rítmica. Os destaques do último dia de provas foram às nadadoras Rafaeli Coutinho, com duas medalhas de ouro e a ginasta Emanuelle Lima, que conquistou três medalhas douradas e levantou a torcida cearense que assistiu de perto as apresentações da ginasta nos aparelhos massa e arco.

Emanuelle conquistou ainda um ouro no individual geral, ficando à frente de duas ginastas do Paraná. A outra conquista do dia ficou por conta da também ginasta Carolina Garcia. No aparelho massa ela ficou em terceiro lugar e acompanhou Emanuelle Lima no pódio, desbancando a forte concorrente do Paraná, que já havia garantido o terceiro lugar no arco e no individual geral.

Com as conquistas desta segunda (13) o Espírito Santo somou 11 medalhas, no quadro geral. Foram oito de ouro – quatro na natação, três na ginástica rítmica e uma no ciclismo – e duas de bronze – uma no judô e a outra na ginástica rítmica.

Na natação, as meninas conseguiram nadar mais forte e concentradas do que no dia anterior, quando o revezamento não conseguiu um lugar no pódio. Rafaeli foi a primeira a cair na água. Ela, que no último domingo (12) conquistou ouro nos 100m peito, repetiu a dose, dessa vez nos 50m peito, quebrando sua própria marca.

Depois de descansar, Rafaeli voltou à piscina e ao lado de Luiza Toscano, Mariana Vilchez e Julia Altoé conquistou outra medalha de ouro, com longa vantagem sobre as concorrentes do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Após as conquistas, Rafaeli revelou o quanto ficou feliz com as três medalhas de ouro que conquistou nas Olimpíadas Escolares e, mais ainda, por causa da conquista do revezamento. “Esses resultados representam muito pra mim, pois treino muito e a felicidade é muito grande. Essas conquistas premiam toda a determinação e a dedicação nos treinamentos”, descreveu.

Rafaeli Coutinho treinou dois meses especialmente para esta competição.

Há dois meses treinando exclusivamente para as provas das Olimpíadas Escolares, Rafaeli se diz satisfeita com os resultados obtidos, com as medalhas, com os recordes estabelecidos e, principalmente, pela vaga no Sul-Americano, que será realizado no Peru.

“Tudo saiu certo, da forma que treinamos. Fiquei feliz com os resultados porque tudo saiu como planejamos. Conquistamos as medalhas, melhoramos nosso tempo e conquistamos a vaga para o Sul-Americano”, contou.

A palavra felicidade parece ter sido escolhida pela nadadora capixaba, para descrever as três conquistas nas Olimpíadas Escolares. E se a ginasta capixaba Emanuelle Lima pudesse escolher uma, seria superação. Após o bicampeonato conquistado no mês de agosto, ela ficou parada por duas semanas depois de uma pequena fratura no púbis.

“Não esperava essas três medalhas de ouro. Fiquei duas semanas parada por causa de uma pequena fratura, que me incomodava, e não dava para treinar. Mas voltei a tempo de conquistar essas medalhas. Estou muito feliz porque a cada competição vamos aperfeiçoando cada vez mais”, explicou a ginasta capixaba.

A fórmula para tantas conquistas em um ano recheado por muitas delas, está na ponta da língua da “Manu” como é chamada pelas companheiras e pela treinadora, Gizela Batista.  “Tem que se dedicar muito ao esporte que gosta. Além disso, é preciso treinar bastante para cada competição e para evoluir”, finaliza.

O próximo compromisso para Emanuelle Lima será o Sul-Americano que será disputado no Peru, já que o vencedor em cada modalidade das Olimpíadas Escolares Nacional recebe o direito de disputar a competição.

Rafaeli Coutinho, Luiza Toscano, Mariana Vilchez e Julia Altoé conquistaram ouro no revezamento.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Júnior Costa
9901-9914
assessoria.sesport@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard