17/09/2010 19h32 - Atualizado em 21/01/2019 16h41

Aula Inaugural de curso preparatório para prova do Ifes será nesta sexta (17)

Nesta sexta-feira (17) será realizada, a partir das 19 horas, a aula inaugural do curso preparatório do processo seletivo para os cursos técnicos do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Estado do Espírito Santo (Ifes), o Pré-Ifes. A aula será realizada no Guará Centro de Eventos, em Guarapari. Participarão mais de 450 alunos do 2º ano do Ensino Médio das escolas estaduais de Guarapari, que vão concorrer ao Programa Bolsa Técnica, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

O objetivo do programa é preparar estudantes da rede estadual de ensino que residam no município, para o processo seletivo do Ifes. O curso preparatório é uma parceria da Sedu, Ifes, Companhia Siderúrgica Ubu (CSU) e a Prefeitura de Guarapari.

Termo

Na segunda-feira (13) as prefeituras municipais de Anchieta e Guarapari firmaram um Termo de Intenções para a criação do convênio educacional Pré-Ifes. Na ocasião foi realizada a aula inaugural para as turmas de Anchieta.

Em Guarapari, os alunos terão aulas com professores do Ifes e da rede estadual. Já os alunos de Anchieta terão aulas apenas com professores da rede estadual.

Curso

O Pré-Ifes terá duração de aproximadamente três meses e beneficiará mais de 550 estudantes da rede estadual das regiões de Anchieta e Guarapari. O conteúdo do curso será ministrado em aulas nos períodos vespertino e noturno.

Os estudantes desses municípios podem concorrer a vagas nos cursos de Administração e Eletromecânica, ofertados pelo Ifes de Guarapari, e no curso de Beneficiamento do Pescado, no Ifes de Piúma.

Os alunos de Anchieta que participam do Pré-Ifes já iniciaram as aulas na Escola Estadual Coronel Gomes de Oliveira. Os estudantes de Guarapari que participarem do projeto estudarão no Ifes do município.

Programa Bolsa Técnica

O Programa Bolsa Técnica é uma oferta de Educação Profissional técnica de nível médio, na modalidade concomitante, realizado em parceria da Sedu com o Ifes. O objetivo é oportunizar cursos técnicos para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em que a educação geral é realizada na escola do Estado e a formação técnica no Ifes. Os alunos estudam em dois turnos e contam com uma bolsa de R$ 150,00 para ajuda em alimentação e transporte.

Serviço:
Aula inaugural Pré-Ifes