17/08/2010 16h52 - Atualizado em 22/01/2019 14h36

Aula inaugural do CEI de Colatina reúne aproximadamente 400 participantes

Apresentações de dança flamenca e música marcaram a aula inaugural do Curso de Inglês do Centro Estadual de Idiomas (CEI) de Colatina, realizada nesta segunda-feira (16). A solenidade aconteceu no centro do município e contou com a presença do secretário de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, e de mais de 400 pais e alunos do CEI.
 
O Centro de Idiomas de Colatina é a primeira unidade localizada no Norte do Estado e já conta com 510 alunos. A aula inaugural contou com apresentações culturais de duas escolas da região. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Geraldo Vargas Nogueira cantaram a música “Imagine”, emocionando a todos. Já os alunos da Escola Carolina Pichler apresentaram uma dança flamenca.
 
Na oportunidade, Haroldo Corrêa Rocha chamou a atenção dos alunos para a responsabilidade com o estudo e para a oportunidade que estão tendo com o Centro de Idiomas. “Aprendizagem é esforço, tem que se dedicar, não basta estar na sala de aula, tem que estudar em casa. De vocês que tiveram essa oportunidade, nós esperamos dedicação e afinco”. Ele também alertou sobre o papel dos pais. “Peço às famílias que acompanhem e estimulem, porque as vezes o jovem fraqueja, mas tem que insistir e quem melhor pode cuidar são os pais”.

Haroldo Corrêa alertou sobre o papel dos pais na educação dos filhos.

Os alunos que estavam presentes sabiam da responsabilidade e estavam felizes com a chance de estudar Inglês. “Essa oportunidade é ótima, sei que no futuro vai me ajudar a conseguir empregos melhores”, disse a aluna Kerlaine Pereira, de 16 anos.

 A superintendente de Educação de Carapina, Maricélis Caetano Engelhardt, também está muito motivada com a criação do Centro. “Colatina ser escolhida no Norte do Estado foi uma felicidade. Os alunos têm a expectativa de maiores oportunidades. Eles estão muito motivados e para nós, é um presente”, afirmou.

 
Centro de Idiomas

Para concorrer a uma das vagas, o aluno tinha que estar matriculado no Ensino Médio regular da rede estadual, ter sido aprovado em 2009, ter média final igual ou superior a 70 em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, e frequência igual ou superior a 80% da carga horária total de 2009. Ele também teria que estar aprovado na avaliação objetiva com 40 questões de língua portuguesa.

Oferecido pela Sedu desde abril de 2009, o curso atende atualmente a uma média de quatro mil alunos da rede estadual de ensino. Sua duração é de até 36 meses, com carga horária de até 300 horas/aula, divididas em duas aulas semanais de 1h15. Ministrado no horário contrário ao das aulas regulares do estudante, o curso é oferecido nos quatro CEIs localizados em escolas estaduais polo nos municípios de Cariacica, Vila Velha, Serra e Vitória, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

Além do benefício de aprender um novo idioma sem nenhum custo, os alunos dos CEIs ainda têm a oportunidade de participar do Programa de Intercâmbio que oferece bolsas de estudos para o exterior por um período de seis meses.
 


 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ ltcardoso@sedu.es.gov.br
Texto: Lígia Tosta Cardoso
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard