20/07/2017 15h16

Aula inaugural do Oportunidades em Cariacica reúne 400 pessoas

Mais de 1.400 pessoas se inscreveram pelo site do projeto Oportunidades para concorrer a uma das 300 vagas ofertadas no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica. Auxiliar de rotinas administrativas, auxiliar de logística e produção, fotografia, porteiro e recepcionista foram algumas das 10 opções de cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Scti) em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), por meio do Oportunidades e do programa Ocupação Social.

E para dar início aos cursos, aconteceu na noite da última quarta-feira (19) a aula inaugural no EEEFM Teotônio Brandão Vilela que reuniu aproximadamente 400 pessoas, entre classificados e suplentes nos cursos, ansiosos para dar início as aulas. João Carlos, de 21 anos, era um deles. “Terminei o ensino médio e não pude pagar uma faculdade particular. Quando soube do curso de graça de fotografia não pensei duas vezes e corri para me inscrever. Quero fazer o curso e trabalhar na área para ajudar minha família e crescer na vida”, afirmou João.

O secretário da Secti, Vandinho Leite, ministrou a aula e apresentou aos futuros alunos o que é o Oportunidades: “Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender as demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda, e estudamos uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. E foi assim que idealizamos o Oportunidades. O nosso objetivo é oferecer as comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise”, explicou o secretário.

Aulas

As aulas de todos os cursos tiveram início na quarta-feira (19), na EEEFM Teotônio Brandão Vilela, em Nova Rosa da Penha, Cariacica. E todos os alunos, ao término de cada curso, serão certificados pela Secti, por meio do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho (CEET).

Seleção

Foram utilizados como pré-requisitos para participação do processo de seleção ter idade mínima de 16 anos, residir no bairro ou município onde o curso será realizado e ter o Ensino Fundamental II Incompleto e/ou saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas, de acordo com o edital do processo que se encontra no site http://oportunidades.es.gov.br/

 

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636 1800

obede.logistica@gmail.com

 

Informações à imprensa:

 

Palloma Spala / Samantha Nepomuceno

Assessora de comunicação da Secti

(27)3636-1822

palloma.souza@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – Sedh

Suellen Barone / Maurílio Mendonça

E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard