18/08/2017 18h09

Aula inaugural do OportunidadES em Planalto Serrano

Foi dada a largada para os cursos de qualificação profissional gratuitos do projeto OportunidadES no bairro Planalto Serrano, em Serra. A noite dessa quinta-feira (17) foi marcada pela primeira aula do projeto para os 300 selecionados.

Administração de Estoque e Armazenamento, Almoxarife, Auxiliar de Logística e Produção, Decoração de Festas, Maquiador, Porteiro, Recepcionista, Customização: Transformando Roupas Velhas em Peças Novas, Informática Básica e Instalador de Redes de Computadores foram as opções de cursos rápidos que os moradores da região puderam se cadastrar. O curso de maior interesse foi o de Porteiro, que registrou 258 inscrições.

A aula inaugural aconteceu na Igreja Assembleia de Deus Missão Bahia e contou com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite, que deu as boas-vindas aos alunos e explicou sobre o projeto.

“Nós fizemos uma pesquisa ampla visando atender às demandas da população capixaba sobre geração de emprego e renda, e estudamos uma metodologia fornecida pelo Sebrae sobre quais são as áreas para melhor se empreender em 2017. E foi com base nessas informações que idealizamos o projeto. O nosso objetivo é oferecer às comunidades opções de qualificação profissional para que os cidadãos consigam driblar a crise econômica”, explicou o secretário.

A classificação foi feita por ordem de inscrição. Os pré-requisitos foram: ter idade mínima de 16 anos e residir no bairro ou município onde o curso será ministrado.

As demais aulas serão realizadas na Escola Viva Joaquim Beato, no próprio bairro, e todas as aulas serão desenvolvidas pelo Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho (CEET), que também entregará a certificação ao término dos cursos.

O projeto OportunidadES é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secti. Já foram disponibilizadas mais de 30 mil vagas em cursos presenciais e a distância para todo o Espírito Santo, com o objetivo de profissionalizar e contribuir para a geração de renda.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

Texto

Inayá Borges Selvatice

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard