Avaliação Diagnóstica começa a ser aplicada nas Escolas Estaduais na próxima segunda-feira (14)
A Secretaria da Educação (Sedu) vai realizar, durante o ano letivo de 2022, avaliações externas para monitorar a aprendizagem dos estudantes. Entre essas ações estão Avaliação Diagnóstica, aplicada em dois períodos do ano; Avaliação da Fluência em Leitura, aplicada no segundo trimestre letivo; e o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), aplicado em outubro. O objetivo é dessas avaliações é dar direcionamento às atividades após os resultados obtidos.
Neste início de ano letivo, os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual vão participar da Avaliação Diagnóstica 2022 – 1ª Edição, que deverá ser aplicada nas escolas, no período de 14 a 25 de fevereiro, de acordo com a organização da própria escola, de forma a contemplar todos os componentes curriculares e estudantes.
As avaliações diagnósticas não atribuem notas aos estudantes. Os resultados são analisados com a finalidade de identificar os aprendizados obtidos pelos estudantes e as necessidades deles. “A Avaliação Diagnóstica aplicada no início do ano é importante para o trabalho do professor, pois indicará as habilidades que os alunos desenvolveram e aquelas que ainda precisam ser consolidadas, a partir das Orientações Curriculares propostas”, ressaltou a gerente de Avaliação da Sedu, Endy Albuquerque Silva.
Segundo a gerente, os resultados vão subsidiar os professores, gestores educacionais e a Secretaria da Educação na construção de ações e propostas de intervenção pedagógica, com foco no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Nessa quinta-feira (10), a Sedu, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Avaliação, realizou uma live para alinhamentos necessários à aplicação da Avaliação e apresentou as Diretrizes Diagnósticas 2022 aos profissionais da educação da Rede Estadual.
O público-alvo foram os superintendentes, assessores de atividades pedagógicas, supervisores escolares, diretores, pedagogos e coordenadores pedagógicos. Essas diretrizes servirão como documento norteador durante todo processo de avaliação. Na primeira parte do material, constam as Diretrizes Operacionais, indicando o público-alvo, a estrutura da avaliação, a logística de aplicação, bem como as atribuições das equipes envolvidas.
A segunda parte é constituída pelas Diretrizes Pedagógicas, detalhando o processo de construção dos instrumentos que compõem a Avaliação e informações sobre a análise dos resultados.
“É importante ressaltar a necessidade de intensificar a mobilização e a divulgação, unindo esforços de todas as instâncias, a fim de potencializar a participação do maior número possível de estudantes, para assim assegurar a produção de resultados que representem o desempenho em nossa rede, considerando a realidade de cada escola”, complementou Endy Albuquerque Silva.
Avaliação Diagnóstica 2022 – 1ª Edição
A Avaliação Diagnóstica possibilita realizar o levantamento da situação do estudante em relação às aprendizagens desenvolvidas e ao currículo proposto. Dessa forma, tem o objetivo de diagnosticar as aprendizagens/habilidades desenvolvidas, e as que ainda não foram consolidadas pelos estudantes, para nortear o planejamento, as ações e subsidiar as propostas de intervenção pedagógica das equipes.
Data de aplicação: 14 a 25 de fevereiro de 2022
Público-alvo: alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata