27/08/2010 15h11 - Atualizado em 22/01/2019 14h05

Baixa umidade: Corpo de Bombeiros alerta sobre riscos de incêndios florestais no Estado

Com a previsão da redução da umidade relativa do ar a partir dessa sexta-feira (27) – podendo chegar a 30% na faixa oeste do Espírito Santo – especialistas e o Corpo de Bombeiros já estão preocupados, tendo em vista que o nível de umidade considerado ideal é de 60%.

Essa redução aliada a ventos fortes e temperaturas elevadas nas faixas de horários entre 11 e 15 horas são considerados fatores para o aumento nos índices de incêndios florestais e, com isso o Corpo de Bombeiros alerta à população e recomenda que todos tenham especial atenção com o trato do lixo, não queimando resíduos em terrenos baldios, pois podem propagar as chamas para outros locais. Outra dica é não descartar resíduos em lugares de vegetação, principalmente objetos de uma alta inflamabilidade.

Os incêndios florestais provocados pelo homem matam os animais, destroem a vegetação, poluem cursos d’água, enfraquecem o solo, causam erosões e a fumaça provoca acidentes nas estradas e agrava problemas respiratórios.

Para quem pratica o ecoturismo, os bombeiros alertam para o risco de fogueiras e lixo espalhado pelas matas. Não acenda fogueiras e velas próximo a áreas verdes e apenas o faça após limpar a região, capinando a vegetação, até chegar na terra. Certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o material combustível que sobrou.

Dicas

A realização de queimadas em vegetação para limpeza de terrenos é proibida em tempos de estiagem e só podem ser feitas com autorização do órgão ambiental responsável e, mesmo assim, devem ser acompanhadas de cuidado, como feitura de aceiro (espaçamento sem cobertura vegetal ou desbastado em volta das matas) para evitar a propagação das chamas, e que deve ter, pelo menos, o dobro da vegetação mais alta da área a ser queimada.

Se sua propriedade faz limite com a estrada, contorne toda a extensão do terreno com um aceiro preventivo, com no mínimo dois metros. E mesmo que você tenha autorização para realizar a queimada, não o faça em dias de muito calor ou vento. É mais fácil perder o controle do fogo, colocando outras áreas em risco.

O mais importante é que os proprietários mantenham sua área reflorestada, aumentando a umidade do local e diminuindo a possibilidade da combustão espontânea, que é a queima iniciada pela ação sobre um material jogado ao solo.

 



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar;
Samuel Rodrigues Barboza - Tenente Coronel BM;
Tel: 3137-4434; 9946-0329
Email: bm5emg@yahoo.com.br
Site: www.cb.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard