Bandes apresenta ferramentas de inclusão financeira durante o III Fórum de Cidadania Financeira
Educação financeira, como qualquer outro tipo de conhecimento, pode ser aprendida. Para que os empreendedores tenham acesso às noções básicas do assunto, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Programa Nossocrédito marcam presença, nestas terça (07) e quarta-feira (08), no III Fórum de Cidadania Financeira.
A partir das 11h30 da terça-feira (07), o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti, participará de um debate sobre as iniciativas capixabas para a cidadania financeira, no qual abordará a experiência do banco com o Programa Nossocrédito.
“O Nossocrédito não deixa de ser uma ferramenta de inclusão financeira, porque ele atua na base da economia, 90% do recurso fica no próprio município, trazendo uma dinâmica para o comércio local. Sem falar que é uma alternativa para que o empreendedor tenha fôlego para manter os negócios em andamento dentro da normalidade, o que amplia as perspectivas de crescimento futuro”, destaca Everaldo.
Tema
O evento, promovido pelo Sebrae e pelo Banco Central, terá as oportunidades e os riscos da digitalização para a cidadania financeira como o principal tema dos debates. As discussões serão guiadas pelos quatro grupos temáticos do Plano para Fortalecimento da Cidadania Financeira: inclusão financeira nos pequenos negócios; relacionamento do cidadão com o Sistema Financeiro Nacional; mensuração do bem-estar financeiro; e cidadania e vulnerabilidade financeira.
Tradicional parceiro da Semana Nacional de Educação Financeira, o Bandes enxerga oportunidades de esclarecer aos empreendedores sobre o crédito orientado. “É importante que o empreendedor saiba a hora de tomar o crédito certo, seja para investir ou para capital de giro, sem que ele seja um fator complicador e sim uma solução”, acrescenta o diretor.
Programa Nossocrédito
O Nossocrédito oferece financiamentos para capital de giro e investimento fixo, com prazos, taxas e condições adequados aos empreendedores. Os financiamentos do Programa podem chegar a R$ 20 mil para investir no seu próprio negócio.
O Programa funciona por meio de uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o Banestes, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), as prefeituras e o Sebrae-ES. O Programa está presente em todos os municípios do Espírito Santo e conta com agentes capacitados e treinados pelo Bandes. Os endereços de todas as agências do Nossocrédito estão disponíveis no site do Bandes (www.bandes.com.br).
Serviço
III Fórum de Cidadania Financeira
Data: 07 e 08 de novembro
Local: Centro de Convenções de Vitória
Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e IOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Leonardo Iannone
Tel.: (27) 3331-4322/ (27) 99910-4444
Bárbara Deps Bonato
Tel.: (27) 3331-4352
comunica@bandes.com.br
Texto de Eduarda Goldstein