15/08/2024 10h32 - Atualizado em 15/08/2024 10h33

Bandes e outros bancos de desenvolvimento se reuniram com ministro da Fazenda nesta quarta (14)

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), representado pelo diretor-presidente Marcelo Barbosa Saintive, esteve presente em uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com os secretários do Tesouro Nacional, Rogério Ceron; de Política Econômica, Guilherme Mello; e de Reformas Econômicas, Marcos Pinto, nesta quarta-feira (14).

Por meio da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), os bancos de fomento regionais, entre os quais o Bandes, apresentaram ao ministro e à equipe do Governo Federal importância da regulamentação urgente da Letra de Crédito de Desenvolvimento (LCD) por parte do Conselho Monetário Nacional (CMN). O novo instrumento de renda fixa, já aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, amplia a captação de recursos das instituições financeiras de desenvolvimento. Além do Bandes, BNDES, BDMG e BRDE têm a possibilidade de emitir até R$ 10 bilhões de reais com o papel.

"A criação da LCD é uma iniciativa extremamente positiva, pois permite que os bancos de desenvolvimento regionais, como o Bandes, acessem o mercado financeiro com instrumentos de crédito. A LCD vem preencher uma lacuna que possibilita ampliar a diversificação da estrutura de funding dos BDs. Assim, reforça-se o papel dos bancos de fomento como o principal agente de financiamento de longo prazo. Com isso, esperamos alcançarmos um desenvolvimento regionalmente equilibrado, com investimentos em projetos que adensem cadeias produtivas no interior dos Estados", destaca o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e da Finep, Celso Pansera, a expectativa é de que a LCD seja regulamentada já neste ano e tenha a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). “A LCD vai gerar recursos para o financiamento a longo prazo, o que vai contribuir de forma significativa para o desenvolvimento econômico do país”, argumenta Pansera.

Também participaram do encontro o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) Ranolfo Vieira Jr.; o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) Gabriel Viégas Neto; e os vice-presidentes da Caixa Econômica Federal Tarso Duarte e Henriete Sartori. O encontro aconteceu no Ministério da Fazenda, em Brasília, e também tratou da revisão da Resolução CMN 4995/2022, para ampliar as operações de financiamento ao setor público.

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos