15/08/2023 17h27

Bandes está presente no Inova ES em Colatina

Alinhado ao interesse em incentivar a inovação dos municípios por meio de serviços que promovam o desenvolvimento da economia capixaba, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) estará presente na Inova ES, Feira para o Movimento de Cidades Inteligentes e Inovadoras. A convenção, que teve início nesta segunda-feira (14) e segue nesta terça-feira (15), acontece na Praça da Estação de Colatina.

A Inova ES, uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), busca ampliar territorialmente e fomentar as inovações e técnico-científicas capixabas. O evento oferece oportunidades, desafios e soluções inteligentes com o objetivo de desenvolver e conectar cidades de forma mais sustentável e eficaz.

O consultor técnico do Bandes, Vilker Zucolotto, participa do evento nesta terça-feira (15), às 15h. Ele apresentará o programa ES Inteligente, promovido pelo Bandes com apoio do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). O programa promove a transformação dos municípios do Estado em cidades inteligentes, possibilitando, assim, melhorias na infraestrutura local e na qualidade de vida da população, como também viabiliza o interesse de empresas na instalação de parques industriais no local.

O ES Inteligente também motiva a geração de renda e de oportunidades de emprego nas cidades capixabas, desenvolvendo as economias, o que contribui para o oferecimento de serviços de qualidade para a população capixaba. “O ES Inteligente oferece soluções abrangentes para implementar infraestrutura urbana por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) de alto desempenho, incluindo soluções em iluminação pública, usinas solares, fibra ótica, wi-fi público, videomonitoramento e gestão de resíduos sólidos urbanos”, disse Zucolotto.

“Esse programa é uma valiosa oportunidade para municípios transformarem ideias em ações concretas. Aprimorando a capacidade das administrações locais em fornecer infraestrutura sólida e serviços de qualidade à população, essa iniciativa não apenas assegura serviços essenciais, mas também eleva o padrão de vida local. O Bandes está pronto para apoiar os municípios nessa importante tarefa", complementou o consultor do Bandes.

Saiba mais sobre o programa ES Inteligente
O Bandes e o IPGC instituíram o programa que tem o objetivo de atuar na promoção de transformação de cidades capixabas em locais com maior modernização e desenvolvimento. O programa de Parcerias Público-Privadas atua com uma base de projetos que viabilizam um desenvolvimento regional pareado às perspectivas de inovação, tecnologia e sustentabilidade socioambiental, como a instalação de internet gratuita, videomonitoramento, iluminação pública e energia renovável e eficiente.

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar do Bandes e do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades, o que garante que o município interessado em desenvolver sua infraestrutura por meio das PPPs receberá todo o suporte preciso para elaboração do projeto, como estudos de viabilidade, análises legislativas e de mercado do município e sua adequação, se necessário. A equipe também se coloca à disposição para a prestação de apoio na organização dos documentos finais, na submissão do projeto à consulta pública e no acompanhamento do processo licitatório.

Serviço:
Inova ES – Feira para o Movimento de Cidades Inteligentes e Inovadoras
Data: 14/08 (segunda-feira) e 16/08 (quarta-feira)
Hora: das 8h às 20h
Endereço: Praça da Estação – Colatina
Entrada: franca

Informações sobre o ES Inteligente:
www.bandes.com.br/municipios

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes