10/03/2022 12h14

Bandes: mais de R$ 700 milhões movimentados na região de São Mateus na última década

O potencial de crescimento do norte do Estado nos últimos anos, especialmente da região de São Mateus, “tem o dedo” do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Com matriz econômica centrada em atração de investimentos, por meio de fundos regionais ou de incentivos fiscais, a região soma, nos últimos dez anos, mais de R$ 700 milhões em investimentos, contribuindo com a movimentação da economia local e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos capixabas.

De 2011 a 2021, os financiamentos operados pelo banco capixaba em São Mateus e nos municípios do entorno somaram R$ 607 milhões, que apoiaram micro, pequenas, médias e grandes empresas, resultando na geração de 37 mil empregos. Já os investimentos que se instalaram na área, por meio dos incentivos do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), desde 2011, totalizam outros R$ 100 milhões em projetos enquadrados e quase 1,2 mil empregos gerados e mantidos.

As informações foram parte de uma aula inaugural que o diretor-presidente do banco capixaba, Munir Abud de Oliveira, concedeu para alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, do Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC). “Estamos falando que a região de São Mateus tem acesso a diversos fundos de crédito, por meio das instituições de desenvolvimento que atendem ao mercado daqui, e que também pode, e deve, se estruturar, por meio das entidades representativas, do poder público e do demais atores, para buscar projetos que tragam qualidade para a dinâmica da economia local”, destacou.

Durante o encontro, Munir Abud de Oliveira abordou as perspectivas para o desenvolvimento regional, dialogando com os alunos e explicando as oportunidades disponíveis para São Mateus e o norte do Estado.

“O Espírito Santo é um dos poucos Estados da federação que conta com um banco de desenvolvimento para chamar de seu. Isso, com todos os produtos que o Bandes oferece, é um patrimônio de todos nós, capixabas. Temos que ter orgulho do nosso Estado e do futuro que estamos construindo”, frisou Munir Abud.

Inicialmente, com o nome de Companhia de Desenvolvimento do Espírito Santo (Codes), o Bandes foi criado durante o governo de Christiano Dias Lopes Filho, como uma ferramenta para mudar a realidade socioeconômica capixaba, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio e a instalação de plantas industriais no Estado, além de promover a geração de emprego e renda.

Por mais de meio século, o Bandes apoia e incentiva diversos setores econômicos, dos mais variados portes empresariais capixabas e das micro às grandes empresas de norte a sul capixaba. “A história do Bandes sempre foi de fomentar o desenvolvimento equilibrado e sustentável do Espírito Santo e, hoje, entendo que seguimos neste objetivo. Com o apoio do banco, milhares de empresas, postos de trabalhos, projetos e sonhos foram beneficiados e concretizados. Incentivamos a inovação, a sustentabilidade e a competitividade saudável no Estado e trabalhamos continuamente para manter e aumentar a solidez da indústria capixaba”, complementou Munir Abud de Oliveira.

O Bandes tem como uma das expertises a gestão de fundos de fomento e de financiamento às atividades produtivas, que, com as melhores condições de mercado, apoiaram no crescimento exponencial do Estado. Em 1970, com o Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), o banco tem papel proeminente no desenvolvimento do setor portuário, um dos mais importantes do Espírito Santo. Por meio deste mecanismo, o banco contribuiu decisivamente para desenvolver a vocação capixaba com o comércio exterior, por meio dos nossos portos.

Mais informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
faleconosco@bandes.com.br