06/10/2010 17h15 - Atualizado em 21/01/2019 12h46

Bandes promove seminário sobre atualização tecnológica em pecuária do leite

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estão realizando, nesta quarta-feira (06), em Venda Nova do Imigrante, durante todo o dia, o Seminário sobre Atualização Tecnológica em Pecuária de Leite, voltado para os consultores do banco, para os técnicos que atuam em instituições de fomento e crédito para a agricultura, e para profissionais da área, como veterinários e agrônomos.

O Seminário tem o objetivo de introduzir tecnologias para melhorar a produtividade e a qualidade do leite em pequenas propriedades agrícolas, que têm a média de produção inferior a 120 litros de leite por dia. Os participantes poderão, ainda, conhecer as principais diretrizes do Novo Pedeag para o segmento da pecuária leiteira.

De acordo com o gerente de Relacionamento do Segmento Rural da Região Sul, Paulo Sérgio Federici, a intenção é melhorar a qualidade técnica dos projetos e das propostas que chegam ao Bandes. “O Seminário faz parte de uma série de eventos que já vêm sendo realizados, direcionados justamente a profissionais que são ‘peças-chaves’ no desenvolvimento dessas atividades. Na semana passada, promovemos um em Nova Venécia. Antes disso, em Vitória, realizamos um voltado a produtores de café arábica e um para os de Conilon”, explica Federici.

Paulo Sérgio Federici .

Para o coordenador do Departamento de Comunicação e Marketing do Incaper, João Anselmo Molino, a parceria neste evento entre o Bandes e o Instituto contribui para a melhora de qualidade de vida do homem do campo. “O aumento da produtividade passa diretamente pela assistência técnica e pelo crédito assistido. Portanto, os produtores podem melhorar sua produção ao receberem informações técnicas adequadas para a realização de seus projetos de financiamento”, ressalta Molino.

O engenheiro agrônomo e assessor de planejamento da Selita, Robertson Valladão de Azeredo, compartilha da mesma opinião. “Tudo que interfere na realidade do produtor rural deve ser analisado na hora de realizar o planejamento da propriedade. Projetos de irrigação e pastagem, por exemplo, modificam a realidade socioeconômica das famílias da região, portanto, o consultor deve estar atento na hora da formulação do projeto”, explica.

Robertson Valladão de Azeredo

As palestras estão sendo apresentadas por pesquisadores, extensionistas, doutores e diversos especialistas do segmento, que dão enfoque para a realidade do Espírito Santo. O evento vai até 18 horas, e acontece no Hotel Alpes, no Centro de Venda Nova do Imigrante.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Bandes
Bárbara Deps Bonato
Tel: 3331-4352/ 9945-5907
Luciana Wernersbach
Tel: 3331-4322
www.twitter/bandes_ES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard