24/11/2010 16h20 - Atualizado em 16/01/2019 13h25

Bandes recebe Unidade Móvel do Hemoes

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) recebe, nesta quarta (24) e quinta-feira (25), a Unidade Móvel do Hemocentro (Hemoes), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A ação é importante para cadastrar doadores de medula óssea, aumentando as chances dos que precisam de um transplante.

Nesta quarta (24), às 16 horas, a equipe do Hemoes apresentará uma palestra de conscientização sobre doação de sangue e medula para os colaboradores do banco. Já na quinta (25), no mesmo horário, a equipe fará uma ação para o cadastramento de doadores voluntários.

O cadastro de medula óssea é simples. Basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10ml de sangue para testes. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.

A ação faz parte do Programa Bandes Viva Bem, um projeto do Banco que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores que, nesta ocasião, terão a oportunidade de desenvolver a competência Responsabilidade Social, uma das metas estratégicas adotadas pela instituição.

Sobre a medula óssea

A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido.

Os testes realizados pelo Hemoes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Em caso de compatibilidade, o doador voluntário é chamado para exames complementares e para realizar a doação.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Bandes
Bárbara Deps Bonato
Tel: 3331-4352/ 9945-5907
Luciana Wernersbach
Tel: 3331-4322


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard