Banestes apoia projeto cultural que destaca artista capixaba
O Banestes é um dos patrocinadores do projeto Work in Process, que envolve trabalhos da artista plástica capixaba Rosilene Luduvico. Radicada na Alemanha, ela participa de uma sequência com quatro relevantes ações que culminarão com uma exposição no Palácio Anchieta, com obras de grandes dimensões, denominada “Alvorada”.
A curadoria é do artista, designer e gestor cultural Ronaldo Barbosa. A primeira ação ocorreu em abril, quando Rosilene e Barbosa participaram de debates com alunos da Escola Viva de Cobilândia, em Vila Velha. No mesmo dia, foi inaugurado, no espaço cultural local, uma mostra dos alunos, com peças criadas com referências da artista.
O próximo evento, chamado Força Invisível, será realizado nesta terça-feira (29 de maio), das 15h às 17 horas, no Palácio Anchieta. Rosilene Luduvico será entrevistada pelo curador Ronaldo Barbosa, tendo na plateia estudantes de artes do Espírito Santo.
Além de conhecer o processo de produção de Rosilene, nascida em Domingos Martins e formada pela Ufes, o grupo ouvirá sobre toda a trajetória dessa bem-sucedida artista capixaba que há 23 anos mora em Düsseldorf e tem muitas premiações e obras expostas em museus e galerias da Alemanha, Inglaterra, Japão e Estados Unidos.
A fase três do Work in Process é chamada “Caminhando” e prevê um encontro de Rosilene Luduvico com o governador Paulo Hartung, na Casa Tutti, no dia 26 de junho, às 10 horas. Admirador, conhecedor e incentivador das artes plásticas, Hartung vai interagir com a artista, cuja obra também está sendo produzida na vizinhança do Palácio Anchieta.
A quarta e última fase, “Essência”, constará da seleção de 15 alunos do curso de Artes da Ufes para um bate-papo e acompanhamento da fase final dos trabalhos no ateliê da Casa Tutti, no dia 5 de julho, a partir das 15 horas.
Exposição
Denominada “Alvorada”, a mostra assinada por Rosilene Luduvico será inaugurada em 31 de julho no Palácio Anchieta. Com duração de três meses, ela contará com conjunto de 18 obras, sendo sete pinturas em grande formato, nove desenhos em dimensões menores, uma instalação monumental e uma obra produzida com sementes.
Entre as pinturas e desenhos, duas reproduzem a temática do evento, cinco retratam árvores e nove mostram desenhos diversos que a artista está produzindo ‘in loco” nas redondezas do seu ateliê, no centro de Vitória, tais como o Parque Moscoso, as praças Costa Pereira e João Clímaco, entre outros lugares. Todas falam das raízes de nossa terra.
A instalação será pintada em uma das salas do Palácio, ocupando as suas quatro paredes: uma aquarela em grandes dimensões, a maior feita pela artista, que unirá todo o conjunto das peças. Ela traz as lembranças de Rosilene sobre o amanhecer nas montanhas capixabas, os primeiros raios de sol, a alvorada, as cores da manhã, o canto dos pássaros.
Este trabalho, especificamente, será desfeito após a exposição. Seguindo uma tradição, a aquarela existirá apenas durante o período da mostra. A ação é um projeto cultural do Instituto Modus Vivendi, com coordenação de Érika Kunkel Varejão, realizado pela lei de incentivo à cultura, Lei Rouanet, e patrocínios.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Banestes
Elisa Rangel
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br
Texto: Jardel Torezani
*Com informações da Mile4 Assessoria de Comunicação
Mile4 Assessoria de Comunicação
Ilda Castro
ilda@mile4.com.br
Contatos: 99972-1275 e 3205-1004