16/05/2019 12h09 - Atualizado em 16/10/2019 15h01

Banestes celebra 82 anos com evento sobre cultura ágil e lançamento de programa para inovação

O Banestes completou 82 anos de história nesta terça-feira (15) e para celebrar a data, a instituição promoveu o evento Ted Talk Baneslab – Como viralizar uma cultura ágil em uma empresa tradicional, promovido pelo Laboratório de Inovação do Banestes, o Baneslab, em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) por meio do Laboratório de Inovação na Gestão (Lab.ges). O encontro aconteceu na Agência Valores, na Enseada do Suá, em Vitória, e teve apoio da Gerência de Recursos Humanos do Banestes (Gereh/Coded).

O evento teve como objetivo principal marcar a importância da transformação digital e humana do banco e os desafios desse processo em uma estrutura tradicional e regulada como a do sistema bancário. Além disso, o encontro reforçou com o público presente, composto por lideranças do Sistema Financeiro Banestes (SFB), a importância da cultura ágil para o negócio do Banestes em um contexto cada vez mais desafiador.

Como parte da programação, o evento contou com três apresentações em formato de TED Talks, uma metodologia que buscar compartilhar conhecimentos de forma rápida, com apresentações com duração de 15 minutos em média. As apresentações foram conduzidas pelo gerente de Processos e Projetos da Seger, Rodrigo Zambon; a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Seger, Nara Falqueto; e o analista de Gestão da Mudança da Conexos, Elizabeth Merlo.

A gerente do Laboratório Banestes, Monica Torres, conduziu a abertura do evento e reforçou em sua mensagem a necessidade da adoção de uma cultura ágil no Banestes. "Precisamos ser ágeis para atender as necessidades dos nossos clientes, que buscam soluções de forma cada vez mais rápida e eficaz".

A gerente enfatizou ainda que tal mudança só é possível com o engajamento de ponta a ponta da organização. "Entendemos que a empresa até pode ter os melhores recursos tecnológicos, mas são as pessoas que fazem de a mudança acontecer de fato. Precisamos, enquanto líderes, nos capacitar e disseminar a cultura ágil no Banestes".

Em seguida, o diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, destacou a necessidade de pensarmos sobre a sobrevivência do Banestes no mercado a longo prazo. "Todos os dias somos desafiados. Novas tecnologias surgem, novos concorrentes. Por isso é tão importante colocarmos em prática uma mudança cultural interna, pensarmos sempre de forma inovadora, nos colocarmos no lugar dos nossos clientes e nos questionarmos o que exatamente precisamos fazer para atender suas necessidades".

Na sequência, Rodrigo Zambon abordou o que de fato significa ser ágil. Zambon explicou que "ser ágil não é apenas fazer o que deve ser feito de forma mais rápida. Isso é apenas uma explicação superficial. Ser ágil representa, sobretudo, executar adaptações em prol das necessidades dos clientes".

O gerente de Processos e Projetos da Seger defendeu ainda que 'de nada adianta ter bons processos internos e boas ferramentas sem ter pessoas motivadas. Além disso, é necessário ter um foco, uma direção para a qual o time como um todo deve seguir. No entanto, estarmos abertos a todas as necessidades de mudanças é primordial".

A analista de Gestão da Mudança da Conexos, Elizabeth Merlo, complementou a mensagem de Zambon com o pensamento de que "é necessário praticarmos a adaptação a todo momento. Os bancos possuem uma característica particular de serem grandes impulsionadores de novas tecnologias. O ambiente interno e o mercado favorecem esse foco em inovação e transformação digital, principalmente. Os conceitos de agilidade não podem ser considerados uma 'moda', pois são o que de fato promovem resultados nas empresas".

Em seguida, encerrando o ciclo de apresentações, Nara Falqueto, que faz parte da equipe do Lab.ges, apresentou os conceitos que envolvem a cocriação e a colaboração. "Temos que realizar transformações em conjunto, colaborar além das barreiras. É natural sentir medo da mudança. No entanto, é importante aceitar os riscos que fazem parte do processo de aprendizagem colaborativa. É de grande valia compreender também, dentro de cada equipe, aquilo que motiva as pessoas".

Nara concluiu com a mensagem de que "a comunicação eficaz também é um ativo de grande importância para alcançarmos os resultados esperados".

Programa Cultura de Inovação Banestes

O Ted Talk Baneslab também marcou o lançamento do "Programa Cultura de Inovação Banestes", uma iniciativa desenvolvida pelo Baneslab em parceria com a Gereh/Coded que pretende apoiar o processo de transformação do Banco, por meio do desenvolvimento das pessoas em conhecimentos de metodologias ágeis, ferramentas, habilidades e atitudes para impulsionar a inovação.

O Programa estará disponível para todos os funcionários do Sistema Financeiro Banestes (SFB) e tem como propósito promover a transformação digital conectando pessoas, ideias, compartilhando conhecimento e construindo juntos ações inovadoras, visando a evolução e a competitividade do Banestes em um ambiente em transformação.

Para concretizar os objetivos propostos, serão promovidas Trilhas de Inovação construídas com base em quatro pilares: Promover Cultura, Conectar Pessoas, Compartilhar e Transformar.

A coordenadora de Desenvolvimento da Gereh, Barbara Meirelles, realizou a apresentação do Programa ao final do evento e explicou que "as ações do Programa já estão em desenvolvimento. Mas, a partir de agora, teremos trilhas específicas para promover essa capacitação de ponta a ponta no Banestes".

Meirelles enfatizou ainda que "o propósito do Programa é transformar a cultura, tocar as pessoas para que se engajem e multipliquem os conhecimentos e conceitos no dia a dia, em conjunto com todas as equipes".

As Trilhas de Inovação terão início ainda em 2019 e serão promovidas ao longo de todo o ano de 2020. Em breve, as capacitações serão divulgadas pelas equipes Baneslab e Gereh/Coded.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Rafaella Rodrigues
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br

 
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard