30/03/2022 14h43

Banestes firma parceria de cooperação com startups

É cada vez mais forte a aposta de companhias tradicionais em parcerias com startups, para inovar e crescer. Seguindo esse caminho, o Banestes assinou os termos de cooperação com as startups Gaio e Takeat. Elas desenvolverão as soluções para os desafios propostos no terceiro ciclo do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial.

As parcerias foram viabilizadas pelo programa, que conecta os desafios de grandes empresas a soluções inovadoras. Essa é a primeira vez que o Banestes desenvolve projetos com startups. A previsão é de que o desenvolvimento dos projetos inicie ainda neste mês.

A velocidade das mudanças tecnológicas tem sido um dos motores desse movimento de parcerias. Nos últimos anos, as empresas entenderam que, se ficassem fechadas em seus ambientes, teriam mais dificuldades para inovar e poderiam perder competitividade diante dos concorrentes.

A colaboração e o ecossistema são fatores-chave para que as organizações possam expandir seus horizontes, seja em soluções, produtos ou no próprio modelo de negócio. A gerente de Criatividade e Inovação do Banestes, Isis Parteli, ressaltou que essas parcerias representam uma grande oportunidade do Banco experimentar o modelo de inovação aberta.

"A busca por cooperação e por conexão com o ecossistema de inovação capixaba é um direcionamento estratégico do Banestes, que visa a ampliar a relação de nossa instituição financeira com o mercado e startups", destacou Parteli.

E esse tipo de parceria chegou para ficar, revelando que a jornada da inovação não será feita mais sozinha. "Em conjunto com as startups, teremos a oportunidade de desenvolver projetos inovadores, criar modelos, testar e ajustar as soluções antes de oferecê-las aos clientes. Eles serão integrados ao dia a dia, proporcionando uma experiência incrível para o capixaba", acrescentou a gerente.

O presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, está otimista com os resultados a serem obtidos com as parcerias. "O ecossistema de inovação capixaba está em constante evolução e nós, enquanto banco estadual, buscamos a promoção do desenvolvimento econômico regional, do fomento de novas tecnologias e soluções aos nossos clientes", frisou.

Texto: Jardel Torezani

Assessoria de Comunicação do Banestes