Banestes lança nova ferramenta de segurança com confirmação de compras via WhatsApp
Os clientes Banestes portadores dos cartões Banescard Visa agora contam com mais uma ferramenta de segurança para a validação de suas compras. O banco adotou a comunicação de confirmação de compras via WhatsApp, o que torna o processo mais prático e eficiente.
A ferramenta é utilizada apenas em casos de compras suspeitas com o cartão. Nestes casos, o cliente irá receber uma mensagem automática no Whats WhatsApp para confirmar se a operação é verdadeira ou se trata-se de uma transação fraudulenta.
É importante destacar que o canal oficial é o número +55 11 5196-2390 do chat no WhatsApp. O motivo do DDD ser 11 é por se tratar de um serviço contratado de uma empresa de São Paulo. Este é o único número oficial de verificação de automática de compras dos cartões Banescard Visa no WhatsApp, e funciona apenas de forma automática (chatbot), ou seja, não é um atendimento humano. Outra forma de garantir que o contato é oficialmente da central de cartões do Banestes é verificar se o chat conta com o selo azul de verificação da plataforma e se a imagem do perfil é a logomarca oficial do Banestes. As mensagens são sempre automáticas e padronizadas.
"É de extrema importância que as instituições financeiras contem com serviços de monitoramento de compras suspeitas via cartões de crédito e o Banestes sempre garantiu esse serviço aos seus clientes. Agora, estamos tornando mais ágil o processo de verificação direta com o cliente, antes do bloqueio preventivo do cartão. Dessa forma, o cliente pode evitar o bloqueio, caso confirme a transação, ou pode prevenir ser vítima de um golpe, a partir da rápida notificação de suspeita", explicou o diretor de Meios de Pagamento do Banestes, Marcos Vinícius Nunes Montes.
Ao receber uma mensagem de confirmação de compra suspeita pelo WhatsApp +55 11 5196-2390 da central de monitoramento dos cartões Banescard Visa, o cliente deverá responder a opção SIM, caso confirme a tentativa de transação, ou a opção NÃO, caso não reconheça a transação informada. Caso o cliente reconheça a compra, poderá seguir normalmente com a transação, pois o banco saberá que não se trata de uma fraude.
No caso de não reconhecimento da transação, a central fará automaticamente o bloqueio preventivo do cartão. E, por se tratar de um canal apenas de mensagens automáticas, para que o cliente possa solicitar uma nova via do cartão e obter mais informações ele deverá entrar em contato com a central de atendimento dos cartões Banescard Visa pelo número 27 3383-2030, para Região Metropolitana da Grande Vitória, ou 0800-645-2030, para demais localidades. Mais informações estão disponíveis em www.banescard.com.br/.
A diretora de Riscos e Controle do Banestes, Joseane Zoghbi, destaca que a ação agrega ainda mais segurança no uso dos cartões Banescard Visa. "Implementamos a ferramenta de confirmação via WhatsApp com foco principalmente na experiência dos clientes. Hoje, estamos todos facilmente conectados à plataforma. Esperamos evoluir cada vez mais no volume de transações seguras, combater a ação dos golpistas e conscientizar nossos clientes sobre as tentativas de fraude. Reforçamos que nunca será necessário que o cliente passe um dado pessoal, número do cartão, código de verificação ou senhas. O cliente nunca deve informar os seus dados. A plataforma oficial é apenas de verificação automática", disse.
Para obter mais informações sobre as ferramentas de segurança do Banestes, acesse: https://www.banestes.com.br/seguranca/.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Banestes
Rafaella Rodrigues
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br