04/09/2024 13h17

Banestes lança nova ferramenta de segurança com confirmação de compras via WhatsApp

Os clientes Banestes portadores dos cartões Banescard Visa agora contam com mais uma ferramenta de segurança para a validação de suas compras. O banco adotou a comunicação de confirmação de compras via WhatsApp, o que torna o processo mais prático e eficiente.

A ferramenta é utilizada apenas em casos de compras suspeitas com o cartão. Nestes casos, o cliente irá receber uma mensagem automática no Whats WhatsApp para confirmar se a operação é verdadeira ou se trata-se de uma transação fraudulenta.

É importante destacar que o canal oficial é o número +55 11 5196-2390 do chat no WhatsApp. O motivo do DDD ser 11 é por se tratar de um serviço contratado de uma empresa de São Paulo. Este é o único número oficial de verificação de automática de compras dos cartões Banescard Visa no WhatsApp, e funciona apenas de forma automática (chatbot), ou seja, não é um atendimento humano. Outra forma de garantir que o contato é oficialmente da central de cartões do Banestes é verificar se o chat conta com o selo azul de verificação da plataforma e se a imagem do perfil é a logomarca oficial do Banestes. As mensagens são sempre automáticas e padronizadas.

"É de extrema importância que as instituições financeiras contem com serviços de monitoramento de compras suspeitas via cartões de crédito e o Banestes sempre garantiu esse serviço aos seus clientes. Agora, estamos tornando mais ágil o processo de verificação direta com o cliente, antes do bloqueio preventivo do cartão. Dessa forma, o cliente pode evitar o bloqueio, caso confirme a transação, ou pode prevenir ser vítima de um golpe, a partir da rápida notificação de suspeita", explicou o diretor de Meios de Pagamento do Banestes, Marcos Vinícius Nunes Montes.

Ao receber uma mensagem de confirmação de compra suspeita pelo WhatsApp +55 11 5196-2390 da central de monitoramento dos cartões Banescard Visa, o cliente deverá responder a opção SIM, caso confirme a tentativa de transação, ou a opção NÃO, caso não reconheça a transação informada. Caso o cliente reconheça a compra, poderá seguir normalmente com a transação, pois o banco saberá que não se trata de uma fraude.

No caso de não reconhecimento da transação, a central fará automaticamente o bloqueio preventivo do cartão. E, por se tratar de um canal apenas de mensagens automáticas, para que o cliente possa solicitar uma nova via do cartão e obter mais informações ele deverá entrar em contato com a central de atendimento dos cartões Banescard Visa pelo número 27 3383-2030, para Região Metropolitana da Grande Vitória, ou 0800-645-2030, para demais localidades. Mais informações estão disponíveis em www.banescard.com.br/.

A diretora de Riscos e Controle do Banestes, Joseane Zoghbi, destaca que a ação agrega ainda mais segurança no uso dos cartões Banescard Visa. "Implementamos a ferramenta de confirmação via WhatsApp com foco principalmente na experiência dos clientes. Hoje, estamos todos facilmente conectados à plataforma. Esperamos evoluir cada vez mais no volume de transações seguras, combater a ação dos golpistas e conscientizar nossos clientes sobre as tentativas de fraude. Reforçamos que nunca será necessário que o cliente passe um dado pessoal, número do cartão, código de verificação ou senhas. O cliente nunca deve informar os seus dados. A plataforma oficial é apenas de verificação automática", disse.

Para obter mais informações sobre as ferramentas de segurança do Banestes, acesse: https://www.banestes.com.br/seguranca/.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Banestes
Rafaella Rodrigues
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard