Banestes marca presença na 32ª Festa da Polenta
Nesta sexta (08), sábado (09) e domingo (10), acontece em Venda Nova do Imigrante mais uma edição da tradicional Festa da Polenta. O evento, que tem o apoio do Banestes, vai oferecer diversas atrações e será realizado no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman.
O objetivo da Festa é promover a cultura dos imigrantes italianos, que chegaram à região serrana do Espírito Santo ao final do século XIX. Realizada há 32 anos, o evento atrai visitantes de todo o Estado, de modo que, este ano, estima-se a presença de aproximadamente 30 mil pessoas.
Entre as principais atrações estão o tombo da polenta gigante, com 1.200 quilos (kg); o desfile e o corte do queijo gigante, com 800kg; e a eleição da Rainha da Polenta. Acontecem, ainda, um almoço típico e várias apresentações culturais de dança e corais.
Os shows musicais ficam por conta de Emmerson Nogueira, atração nacional; Banda DuBlack; grupo Toni Boni e a dupla Leo e Luan, artistas locais; bandas Medusa e Samanta, com ritmos variados; Regazzi dei Monti, com repertório de músicas da cultura italiana; entre outros.
Os ingressos para a festa podem ser adquiridos em quatro pontos da cidade: na farmácia Venda Nova e na loja Novo Lar, no Centro; na padaria Bel Pan, em Vila Betânea; e também na bilheteria do evento, no Centro de Convenções.
Desta sexta (08) a domingo (10), até as 16 horas, os ingressos serão vendidos pelo valor de R$ 5,00. Já no sábado, (09), após as 16 horas, o preço será de R$ 15,00.
Paiol do Nonno
Outro grande atrativo da Festa é o Paiol do Nonno, local onde o milho para a produção da polenta gigante fica armazenado. O paiol traz para os dias de hoje o cotidiano das famílias italianas das primeiras décadas da colonização, retratando o modo de produção de melado, açúcar mascavo, a moagem da cana no engenho de boi, etc.
Tudo isso acontecerá com muita animação. Durante os três dias de evento, o paiol contará com apresentações musicais de: Alcapones; Ramires Show e Banda; Norival e Alan; Wagner e Edmar; entre outros.
Conheça Venda Nova do Imigrante
Venda Nova do Imigrante pertence à Microrregião Sudoeste Serrana do Espírito Santo, a 104 quilômetros (km) de Vitória. Possui 188 quilômetros quadrados (km²) de extensão e mais de 20 mil habitantes.
A cidade tem como principais atividades econômicas a agricultura, destacando-se o café, a oleicultura e a fruticultura; e o agroturismo, cuja prática está presente principalmente nas pequenas propriedades, com a produção de queijos, vinhos, pães, geleias, biscoitos etc. O comércio na cidade é bem desenvolvido, o que torna Venda Nova polo comercial da microrregião.
Vala a pena conhecer em Venda Nova a Cachoeira do Alto Bananeira, com sete quedas d’água; o Mirante da Torre da TV, com vista da Pedra Azul e panorâmica da cidade, além de rampa de decolagem de asa-delta e parapente; a Pedra do Rego, um dos pontos mais altos da cidade, a 1.441 metros de altitude, indicada para a prática de trekking; a Casa da Cultura, que conta a história da imigração italiana na cidade; e o Orquidário Caliman, com cerca de 12 mil variedades de orquídeas e bromélias.
Serviço:
32ª Festa da Polenta
Data: 08 a 10 de outubro de 2010
Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman – Rua Pe. Antônio Martinez, Bairro São Rafael, Venda Nova do Imigrante – ES
Mais informações: (28) 3546-2112
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Banestes
Dora Dalmasio - Tels.: 3383.1465/9831.6034
E-mails: doradalmasio@banestes.com.br
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br
Texto: Fernanda Batista