22/10/2010 22h05 - Atualizado em 21/01/2019 11h47

Banestes participa de festividade em Itarana

Vai até domingo (24), em Itarana, a XXXV Concentração Comunitária e Festa dos Itaranenses Ausentes, que acontece no estádio da cidade. A programação conta com atrações para todos os gostos, desde o axé ao sertanejo, com entrada franca.

A festa, realizada há 35 anos, visa a promover o resgate da cultura local, o encontro dos itaranenses ausentes e, ainda, a divulgar o potencial turístico da cidade. O evento é realizado pela prefeitura local com o apoio do Banestes.

Os artistas que prometem agitar o público são Beto Kauê, que se apresenta no trio elétrico na chamada Micarana, que acontece sábado (23) à tarde; Flavinha Mendonça; Prakatum; Stilo do Forró; Fabrício Veraz; Sambanejo, Banda Apalusa; entre outros.

Outras atrações são carnaval de rua, com o bloco Boi Juruna; parque de diversões; exposição de produtos regionais; sorteio beneficente; e saltos duplos de parapente na rampa de voo livre José Bridi.

Um pouco sobre a cidade

Itarana é um município de 327 quilômetros quadrados (km²) e 14.377 habitantes. Distante 127 quilômetros (km) de Vitória, pertence à Microrregião Central Serrana do Espírito Santo e faz divisa com Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Laranja da Terra e Afonso Cláudio.

O povoamento de Itarana foi consequência da região ter sido ponto de encontro do caminho que vai de Santa Teresa a Itapina e o que segue para Afonso Cláudio. No final do Século XIX, surgiu o distrito Figueira do Rio Doce, cujo nome, mais tarde, foi mudado para Itarana. O município foi criado em 13 de dezembro de 1963, sendo desmembrado de Itaguaçu, e instalado em 18 de abril de 1964.

Entre os atrativos turísticos da cidade estão as cachoeiras do Rio Santa Joana, da Fumaça e da antiga usina; as igrejas Sagrado Coração e Nossa Senhora Auxiliadora, a capela de Santa Luzia; a rampa de voo livre; e a loja de produtos regionais.

Outro local que vale a pena visitar e a Pedra da Onça, monumento natural que deu nome à cidade. Em tupi-guarani, o termo “ita” e “rana” significam, respectivamente, “pedra” e “onça”. De lá é possível apreciar uma bela paisagem, que se torna ainda mais interessante ao nascer e ao pôr do sol.

XXXV Concentração Comunitária e Festa do Itaranense Ausente
Data: 22 a 24 de outubro de 10