07/10/2010 12h37 - Atualizado em 21/01/2019 12h46

Banestes participa de festividades em Santa Maria de Jetibá

O município de Santa Maria de Jetibá realiza, a partir desta quinta-feira (07), até domingo (10), o IV Festival Nacional da Diversidade Cultural, a XII Exposição de Orquídeas e a 3ª Bio&Flores, com diversas atrações.

Os eventos têm como objetivo valorizar e fortalecer as etnias que compõem o povo capixaba, marcado pela miscigenação entre indígenas, africanos, alemães, italianos, portugueses, holandeses e também poloneses, cujos descendentes somam 70% da população de Santa Maria de Jetibá. Além disso, visam a divulgar o potencial turístico da cidade e expor a produção de flores e plantas ornamentais.

Fazem parte da programação apresentações folclóricas, restaurante típico, oficinas culturais, exibição de filme, sorteio de prêmios e a eleição do “Casal Imigrantes 2010”, dos municípios da Região dos Imigrantes (Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Itarana e Itaguaçu). Também haverá shows musicais, com Evandro e a Companhia do Forró; Evidence; Os Que Faltavam; Grupo Amizade; e K’Tinga.

Conheça Santa Maria de Jetibá

A 80 quilômetros de Vitória, a “terra dos pomeranos” localiza-se na Microrregião Central Serrana do Estado. Possui aproximadamente 34 mil habitantes e uma área de 736 quilômetros quadrados (km²), de acordo com dados de 2009 do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

O município é caracterizado pela diversidade cultural. Abriga descendentes de holandeses e outras etnias e, principalmente, de pomeranos, que correspondem a 70% da população.

Considerado o maior núcleo desse povo do mundo, o município carrega as tradições pomeranas no idioma, na arquitetura, na gastronomia etc., de forma que tal cultura se mantém forte até os dias de hoje.

Os principais pontos turísticos da cidade são o Museu da Imigração Pomerana, a Barragem do Rio Bonito; as cachoeiras da Pousada das Águas e Rio Bonito, as construções em estilo Enxaimel, o Horto Municipal, a Igreja Luterana, entre outros.

O nome da cidade alude ao do rio que corta a cidade, chamado Santa Maria da Vitória e ao nome de uma árvore nativa da região, o Jequitibá, cuja pronúncia era feita de maneira errada pelos pomeranos.

Confira a programação:

IV Festival da Diversidade Cultural

- 07/10 Quinta-feira – Ginásio de Esportes Hermann Roelke
- Abertura oficial com a artista Flávia da APAE com a interpretação musical da personagem Pierrô.
20h – Lançamento oficial dos novos Trajes Típicos dos Grupos de Danças de Santa Maria de Jetibá.
- Entrega de instrumentos musicais da Vale aos Grupos de Metais.
- Show de ritmos com DJ.

- 08/10 Sexta-feira – Ginásio de Esportes Hermann Roelke
20h – Exibição do Filme “Os Germanos” (Acurbe)
21h – Eleição do “Casal Imigrantes 2010”, da Região dos Imigrantes (Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã, Itarana e Itaguaçu).
22h – Baile com a banda Via Marte e DJ.

- 09/10 Sábado
08h – Oficina de Metais da Obra “Acordai” – Igreja Católica
           Oficina de Danças Folclóricas – Ginásio de Esportes Hermann Roelke
           Oficina de Capoeira – Escola Graça Aranha