08/10/2010 21h51 - Atualizado em 21/01/2019 12h28

Banestes prestigia o II Festival do Chocolate

Quem for ao Parque da Prainha, em Vila Velha, entre esta sexta (08) e terça-feira (12), poderá deliciar-se com diversos tipos de uma das mais apreciadas iguarias do mundo. No local acontece a segunda edição do Festival do Chocolate, que reúne sabor, musica e atrações culturais.

O evento é realizado pela prefeitura local, com o apoio do Banestes, e tem como objetivo incluir o município – um dos maiores produtores de chocolate do Brasil e da América Latina – na Rota Internacional do Chocolate e afirmá-lo como o mais doce do país.

Chocolates em diversas formas e tamanhos podem ser apreciados na Feira do Chocolate. Pirulitos, bombons, cupcakes, trufas e tortas, entre outros, serão apresentados por 26 expositores, entre indústrias de chocolates, pequenas fábricas e produtores artesanais, das 9 às 21 horas.

Os shows musicais, com artistas capixabas e nacionais, acontecem no Chocolate Cultural. Sobem ao palco a dupla César Menotti e Fabiano; o grupo KLB; a banda baiana Vixe Mainha; Amaro Lima; Carlinhos Fálix; Jean e Juliano; Pele Morena; Flavinha Mendonça; Rayssa e Ravel; Superfantástica; e Fulltime.

Haverá também um espaço infantil, o Planeta Chocolate, que traz para as crianças, das 9 às 14 horas, apresentações musicais, de teatro, de dança, literatura, circo e capoeira. No Chocolate Lounge, a praça de alimentação do evento, a grande atração é o Choco Bar, com drinks de chocolate. Outras opções, como massas e churrasco, também fazem parte do cardápio do lounge.

Alimento dos deuses

O chocolate é um alimento que tem como base o cacau, fruto cultivado e consumido como sagrado pelos índios astecas, no México, e pelos maias, na América Central, antes mesmo da chegada dos colonizadores europeus ao Novo Mundo.

O cacau, chamado de “cacauhualt”, era considerado pelos indígenas um presente do Deus do Vento, que teria roubado um cacaueiro da Terra dos Filhos do Sol e oferecido-o aos homens. As sementes do fruto chegaram, inclusive a ser usadas por aqueles povos como moedas.

A bebida derivada do cacau, chamada pelos primeiros habitantes das Américas de “Tchocolath”, era usada em rituais religiosos e comemorações especiais. As amêndoas desse fruto eram trituradas, resultando numa pasta escura e amarga, à qual eram acrescentadas água, farinha de milho e algumas especiarias como baunilha, pimenta vermelha e gengibre.

Os colonizadores espanhóis, mais tarde, levaram amostras da bebida para a Europa e desenvolveram variações que agradassem ao público do Velho Continente. A criação do chocolate, como hoje o conhecemos, se deu em 1875, quando o suíço Daniel Peters adicionou leite em pó ao alimento, criando o “chocolate ao leite”, o tipo mais popular em todo o mundo.

Para ser reconhecido como chocolate, o produto deve seguir algumas regras para a composição de sua fórmula: para chocolate líquido, barra e em pó, a legislação exige um mínimo de 25% de cacau. Já o chocolate branco deve conter o mínimo de 20% de manteiga de cacau.

Festival do Chocolate
Data: 08 a 12 de outubro de 2010
Local: Parque da Prainha, Vila Velha-ES
Mais informações: (27) 9720-6501 / (27) 9957-0094