24/09/2010 14h21 - Atualizado em 21/01/2019 16h11

Banestes reduz uso de copos descartáveis

Em setembro de 2009, o Banestes implantou o programa “Cuidar do Meio Ambiente é Simples Assim...”, que visa a diminuir o uso de copos descartáveis na instituição. Até junho último, a redução nas agências e na Direção Geral (DG) foi de 64,54%, o que representa 983.579 copos a menos despejados na natureza.

O gerente de Recursos Humanos do Banco, Airton Flávio Diesel, conta que, em outubro será divulgado um novo balanço do programa. Até lá, o programa pretende reunir 100% das informações da rede de agências e diminuir em 90% o uso de copos na DG em relação a setembro de 2009, mês em que foram consumidos 52.900 copos. “Falta pouco. Até junho deste ano, o uso de copos na Direção Geral caiu para 8.930, uma redução de 83,12%”, destaca o gerente.

Envolvimento

O gerente Administrativo, Ilson Rosa, representa uma das unidades que abraçaram a causa. A Agência Itaguaçu, que informou o consumo de todos os meses, registrou uma redução de 600 copos – em setembro do ano passado – para 28, em junho deste ano, representando uma queda de 95,33%.

Para Ilson, a proposta do programa é audaciosa, visto que um dos desafios é enfrentar hábitos enraizados na vida da população, como o consumo exagerado e o desperdício.

Em casa, o gerente também não perde a linha. Ele revela que se esforça para utilizar a água de forma racional e planta mudas de árvores nativas na propriedade da família de sua esposa.

O gerente de Crédito Rural, José Augusto de Oliveira, também é defensor do meio ambiente. Para ele, esse tipo de programa funciona como um puxão de orelha. "É importante porque chama nossa atenção para a responsabilidade que temos como cidadãos e moradores de um planeta que há séculos vem sendo castigado pela exploração do homem”, comenta.

No setor que José Augusto gerencia, toda a equipe está comprometida com a campanha. Além de não usar o copo descartável branco, eles trazem xícaras de casa para evitar a utilização do copo da máquina de café.

Eles também estão engajados

Conscientização

“Mais do que reduzir custos e buscar a diminuição do consumo de copos descartáveis nas dependências da instituição, o Banestes pretende desenvolver a consciência ambiental de seus empregados. Cabe a nós sermos multiplicadores dessa ideia. É a partir de iniciativas como essa que surgem ações mais abrangentes, que visam a melhorar a nossa qualidade de vida e a das futuras gerações.” Maria Augusta Carlete, gerente de Aquisição e Contratos

Benefícios

“O plástico demora cerca de 50 anos para se decompor. Sabendo disso, e consciente da necessidade de contribuir com a preservação do meio ambiente, aderi ao Programa desde o começo. Sinto-me importante por participar dessa ação que traz tanto benefício para a natureza.” Wanderley Muniz de Oliveira, gerente de Relacionamento da Agência Esplanada

Engajamento

“A equipe da Gerência de Contabilidade se comprometeu com a causa. Além de evitarmos o uso do copo descartável branco, alguns trazem xícaras de casa para não utilizar o copo da máquina de café. Mesmo com pequenas ações podemos melhorar a atual situação do meio ambiente.” Fernando Alóquio Temporim, coordenador da Gerência de Consignação.

Assessoria de Comunicação do Banestes
Dora Dalmasio - Tels.: 3383.1465/9831.6034