19/11/2010 21h43 - Atualizado em 16/01/2019 12h44

'Banestes tem tudo a ver com a evolução de nosso Estado', diz Ricardo Ferraço

"É muito gratificante receber uma homenagem deste Banco, que tem tudo a ver com a evolução do nosso Estado, com o desenvolvimento regional, já que está presente em todos os municípios. O Banestes é a demonstração de que uma empresa pode ser pública e eficiente. Tenho orgulho do Banestes, não apenas como vice-governador, mas como cidadão capixaba", destacou o vice-governador Ricardo Ferraço, que recebeu nesta quinta-feira (18) a Comenda João Punaro Bley e falou em nome dos homenageados.

A distinção foi entregue pelo Banestes a personalidades do Estado em solenidade realizada nesta quinta-feira (18), no auditório do Centro de Treinamento do Banco.

Ricardo Ferraço participou da solenidade também como representante do governador Paulo Hartung e, além dele, receberam a Comenda o diretor-presidente da Pianna Comércio Importação e Exportação, Anthenor Pianna; o diretor-presidente da Comercial Motociclo, Idalberto Luiz Moro; o empregado aposentado do Banco, José Carlos Pereira; e o presidente da Federação de Beach Soccer do Espírito Santo (Febses); e Paulo Sérgio de Oliveira Lima, que foi representado pelo jornalista jorge Buery

A cerimônia foi prestigiada pelo secretário da Fazenda e presidente do Conselho de Administração do Banestes, Bruno Negris; pelo secretário de Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato; e pelo diretor do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, José Antônio Bof Buffon, entre outras personalidades. A diretoria do Banestes e das outras empresas do Sistema Financeiro Banestes (SFB), junto a gerentes e demais empregados da instituição, também marcaram presença na noite de homenagens.

Ambiente positivo

O diretor-presidente do Banco, Roberto da Cunha Penedo, disse da alegria de estar fazendo a entrega da Comenda em ambiente positivo para o Banco e para o Estado do Espírito Santo. Discorreu sobre os indicadores sociais que demonstram a melhora no bem-estar da população capixaba, creditando-os à obra político-administrativa competente que começou no ano de 2003, capitaneada pelo governador Paulo Hartung.

“Os resultados obtidos pelo Banestes não foram diferentes dos apresentados pelo Estado. A instituição está incluída nessa nova história do Estado. Registrou, nos últimos oito anos, um crescimento exuberante, correspondendo com notoriedade à decisão do governador de recuperar a instituição que, no final de 2002, encontrava-se em situação bastante combalida”, observou Penedo.

Ele traçou um breve panorama do Banco, destacando alguns indicadores como o Lucro Líquido, o Patrimônio Líquido (PL), a Carteira de Crédito e o Ativo Total. Citou também o pagamento de dividendos feito pelo Banco ao  acionistas que, até setembro de 2010, chegou a R$ 200 milhões. Desse valor, R$ 186 milhões foram pagos ao Estado do Espírito Santo, o maior acionista do Banestes.

O dirigente mencionou o Banescard, uma das maiores inovações do mercado bancário do País. O cartão de débito e crédito bandeira própria do Banestes situou a instituição como o primeiro banco do País a dispor de um cartão dessa natureza. Hoje com uma rede de mais de 22 mil estabelecimentos credenciado, o Banescard é a maior bandeira de cartão em operação no Estado.

A distinção

A Comenda João Punaro Bley é uma distinção conferida anualmente. Foi criada pelo Governo do Estado, por meio do Decreto 1.546-S de 23/7/2003, para ser outorgada a pessoas e/ou entidades que se destacam por prestar relevantes serviços ou que tenham contribuído para o fortalecimento do Sistema Financeiro Banestes (SFB) e do Estado do Espírito Santo.

A Comenda tem a forma de uma medalha e é acompanhada de um diploma. Seu nome deve-se ao capitão do Exército João Punaro Bley, que governou o Estado do Espírito Santo por 13 anos: como interventor federal (1930-1935), como governador eleito pela Assembléia Legislativa estadual (1935-1937) e novamente como interventor (1937-1943).

Um dos legados da Era Bley foi a criação do Instituto de Crédito Agrícola do Espírito Santo, embrião do Banestes, e que nasceu com o objetivo de impulsionar o progresso do Estado e a agricultura capixaba.

Parceria

O empresário Anthenor Pianna falou da alegria de ter seu nome lembrado pelo Banco, que é parceiro do Grupo Pianna, um conglomerado formado por negócios voltados para os segmentos de distribuição de veículos, tratores e implementos agrícolas, máquinas e equipamentos para construção e distribuição de bebidas, entre outros. “O Banestes é um canal forte de fomento dos nossos negócios, que culminam com o desenvolvimento da agricultura do Estado”, frisou o empresário.

Empresário e presidente do Sindicato de Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), Idalberto Luiz Moro também recebeu a distinção, segundo afirmou, ”com felicidade e alegria”. “Sou apenas o portador da homenagem, pois a divido com os funcionários de nossa companhia e com os associados do Sincades, entidade formada por grandes empresas que operam com o Banestes”, sublinhou ele.

O significado da Comenda não foi diferente para José Carlos Pereira, empregado aposentado do Banestes e atual secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Linhares. “A distinção reveste-se de um prazer incomum, diante de tantas pessoas importantes que poderiam recebê-la. Na qualidade de ex-empregado do Banco, ser lembrado entre tantos que merecem a Comenda, é um fato que eu e minha família guardaremos para sempre como a maior homenagem que recebi em toda a minha vida”, destacou Pereira.

Assessoria de Comunicação do Banestes
Dora Dalmasio - Tels.: 3383.1465/9831.6034