10/09/2010 17h20 - Atualizado em 21/01/2019 16h56

Banestes transfere gestão de carteiras

Com o objetivo de dar maior foco aos produtos, o Banestes deslocou para a Gerência de Crédito Industrial e Serviços (Gecin) as operações do Microcrédito Banestes e do Nossocrédito. Ambas as carteiras estavam vinculadas à Gerência de Crédito Rural (Gecru).

“A missão da Gecin é reforçar a atuação do Banco na operação dos produtos e elevar o desempenho das carteiras”, afirma o superintendente de Produtos do Banestes, João Carlos Bussular, acrescentando que a nova estrutura valerá a partir do próximo dia 13.

O Nossocrédito

O Programa Estadual de Microcrédito foi criado pelo Governo do Estado do Espírito Santo em 2003 com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva da economia e a dotação de capital social básico para a geração de empregos. Tem como público-alvo empreendedores de pequenos negócios que não têm acesso ao mercado de crédito convencional.

O Nossocrédito opera a uma taxa de 0,9% ao mês, com valores que variam entre R$ 200,00 e R$ 7,5 mil para pessoas físicas e jurídicas, e de R$ 200,00 a R$ 25 mil para cooperativas e associações legalizadas (limitado ao máximo de R$ 5 mil por associado, se o total de sócios for menor que cinco).

É operado pelo Banestes, pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e pela Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), com a participação das prefeituras municipais.

Quem pode ser financiado

O Nossocrédito destina-se a empreendedores que exerçam atividades formais ou informais, rurais ou urbanas, trabalhadores e trabalhadoras que concluíram cursos promovidos pelos Programas de Qualificação Profissional municipais e/ou estaduais, já inseridos no mercado de produção de bens ou serviços ou que atuam na economia sob forma de cooperativas ou associações, legalizadas, de produção de bens ou serviços, tais como:

• Indústria (marcenaria, sapataria, carpintaria, artesanato, alfaiataria, gráfica, padaria, produção de alimentos, fabricante de uma infinidade de produtos de consumo etc).
• Comércio (vendedores em geral, mercadinhos, papelarias, armarinhos, bazares, farmácias, armazéns, restaurantes, lanchonetes, ambulantes, feirantes, pequenos lojistas, açougueiros, vendedores de cosméticos, etc).
• Serviços (salões de beleza, oficinas mecânicas, borracharias  etc).

O Microcrédito Banestes

Uma das linhas que traduzem o papel social exercido pelo Banco estadual, o Microcrédito Banestes possui uma das menores taxas de juros do Brasil para linhas de crédito dessa natureza: 0,9% ao mês.

Linha de crédito inserida no conjunto de políticas públicas de trabalho e geração de renda instituídas pelo Governo Federal, o Microcrédito Banestes destina-se à população de baixa renda e a micro e pequenos empreendedores. Tem como objetivos o aumento da capacidade produtiva da economia, a formação de capital social básico para a geração de emprego e renda e a redução das desigualdades sociais.

Voltado para viabilizar empreendimentos de natureza profissional, comercial ou industrial de pequeno porte, o Microcrédito Banestes contempla tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas.

Os recursos podem ser utilizados para aquisição de máquinas, móveis, utensílios, mercadorias e matérias-primas, além de financiar reforma de instalações físicas e consertos de máquinas e equipamentos, entre outros itens.

O Microcrédito Banestes é liberado automaticamente na conta do tomador do empréstimo ou do fornecedor do bem. Para ter acesso ao Microcrédito, é preciso, entre outros requisitos, que o cliente não possua financiamento do gênero em outro banco.

Embora o candidato ao financiamento deva possuir, também, cadastro e conta-corrente no Banestes, não há exigência de tempo de movimentação da conta para a concessão do crédito.

Atividades financiadas pelo Microcrédito Banestes

Indústria – marcenaria, sapataria, carpintaria, artesanato, alfaiataria, gráfica, padaria e produção de alimentos e de mudas para flores
Comércio – vendas em geral, mercadinhos, papelarias, armarinhos, bazares, farmácias, armazéns, restaurantes, lanchonetes, ambulantes, feirantes, pequenos lojistas, açougueiros, vendedores de cosméticos
Serviços – salão de beleza, oficina mecânica, borracharia