15/07/2024 11h57

Barra do Jucu comemora Dia da Rendeira de Bilro

Depois de aparecerem em rede nacional, ninguém mais segura as rendeiras de bilro da Barra do Jucu. Atuantes e incansáveis na produção de rendas manuais e na divulgação do trabalho que realizam, elas agora se preparam para comemorar mais um Dia da Rendeira de Bilro de Vila Velha.

A Festa das Rendeiras de Vila Velha acontece no próximo domingo (21), no República da Barra Bistrô, a partir das 15 horas. O Projeto Barra de Renda, que organiza o evento, prepara para o público uma roda com muitas almofadas e rendas, além da exposição de produtos confeccionados com renda de bilro e a apresentação de peças do Projeto Joias da Barra, inspirado na renda e nas tranças que o cruzamento de dessas linhas formam. Joias da Barra é desenvolvido pelo Curso de Gemologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A comemoração acontece em conjunto com o evento Mercado Mix, realizado no quintal do bistrô, que reúne diversos artistas e artesãos por toda a tarde de domingo (21), na Barra do Jucu. São expositores que também aliam tradição e cultura, conceitos que impulsionam as rendeiras.

O Projeto Barra de Renda leva para o evento todo o universo da renda de bilro, sua história, o movimento para resgatar este ofício praticamente desaparecido do nosso Estado, assim como o modo de fazer, a beleza e o encantamento das peças que o grupo está produzindo.

Divulgar a cultura da renda de bilro, que é produzida manualmente pelas mulheres que participam do projeto, para eventos públicos faz parte também das metas que o projeto aprovou no Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), Edital 02/22 – Valorização das Culturas Tradicionais do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

“A renda de bilro é muito mais que um produto. É história, beleza, parceiras e muita afetividade envolvida na sua produção. Por isso, vale a pena comemorar este dia conosco e conhecer um pouco do nosso projeto e do que estamos realizando para divulgar não só o nosso trabalho, mas também a nossa comunidade e o município de Vila Velha”, afirma a coordenadora do Projeto Barra de Renda, Regina Ruschi.

O resgate

O Grupo Barra de Renda surgiu a partir da iniciativa de consolidar o resgate da técnica da Renda de Bilro na Barra do Jucu, em Vila Velha. Este ofício já foi a principal fonte de renda das mulheres da comunidade até meados dos anos 1970 e, com tempo, e o avanço da indústria têxtil foi perdendo a representatividade.

O projeto originou-se de uma pesquisa realizada em 2014 pela arquiteta Regina Ruschi e contou com a contribuição de duas mestras em renda de Bilro, Rosa Leão Malta e Enedina França de Paiva, ambas já falecidas.

Atualmente, são mais de 60 pessoas envolvidas no projeto, incluindo mestras, oficineiras e aprendizes de todas as idades, que se dedicam a compartilhar saberes, vislumbrando a perpetuação desta atividade, uma identidade cultural das comunidades litorâneas.

Serviço:
Comemoração do Dia da Rendeira de Vila Velha
Data: 21 de julho de 2024 (domingo)

Mercado Mix
12 horas
República da Barra Bistrô (Av. Vasco Coutinho, 42 – Barra do Jucu – Vila Velha – Espírito Santo.
Entrada Gratuita

Projeto Barra de Renda
Aberto de quinta-feira a sexta-feira – das 14 às 17 horas, e aos sábados – das 9h às 11 horas.

Rua Vasco Coutinho, s. nº, anexo à Unidade de Saúde, Barra do Jucu – Vila Velha – Espírito Santo.

Saiba mais:
Facebook – Barra de Renda