30/07/2010 18h50 - Atualizado em 23/01/2019 13h12

Batalhão de Missões Especiais (BME) comemora o seu 24ª Aniversário

Para comemorar 24 anos de existência, marcado para o dia 28 de agosto, o Batalhão de Missões Especiais (BME), da Polícia Militar, vai contar com uma programação especial. Durante todo o mês, uma série de atividades esportivas vai marcar as comemorações de aniversário, que contará com a realização de jogos internos e marcha militar.

As comemorações começam no dia 2 de agosto e se estendem até o dia 3 de setembro. Os militares vão disputar diversas modalidades esportivas, como voleibol, cabo de guerra, futebol, atletismo e duatlon.

“Faremos uma longa comemoração, que terá como principal objetivo aumentar a união da tropa. No nosso dia-a-dia, somos empenhados em missões especializadas e por isso precisamos de uma tropa unida e coesa. E esse será mais um momento para os militares se integrarem”, disse o subcomandante do BME, major Eduardo Nunes.

No dia 1º de setembro será realizada a Marcha Militar, que compreenderá o percurso de mais de três quilômetros, saindo do BME, em Vitória, até o Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica. As festividades serão encerradas com uma solenidade militar.

Atuação

O BME atua em todo o Estado do Espírito Santo como tropa operacional em operações específicas, consideradas de alta complexidade. O Batalhão é dividido em quatro companhias sendo: Companhia de Polícia de Choque, Companhia de Operações com  Cães, Companhia de Operações Especiais e Companhia de Operações Táticas Motorizadas.
 
Cada uma delas atua com atendimentos distintos, que envolvem ocorrências em estabelecimentos penais, policiamento em shows e eventos, calamidade pública, operações de busca, resgate e salvamento, detecção de entorpecentes, ocorrências com reféns, policiamento ostensivo motorizado e a pé com cães, ocorrências com explosivos, além de operações aéreas e de altura, entre outros.

Somente neste ano, o BME atendeu ocorrências de destaque, realizando grandes apreensões de drogas e armas, que também resultaram na detenção de criminosos. Confira alguns casos abaixo:

24/07/2010 – Apreensão de armas e munição
O BME apreendeu 56 cartuchos de fuzil no bairro Joana D'Arc, em Vitória. Junto com este  material, os militares também encontraram cinco explosivos, cinco miras de fuzil, dois portas granadas e 18 capas de colete balístico.

22/06/2010 – Apreensão de material de informática
O Serviço Reservado do Batalhão de Missões Especiais (BME), apreendeu vários materiais de informática roubados durante uma operação realizada em Cariacica e na Serra. Na ocasião, foram apreendidos monitores, memórias de computador, impressoras a laser, roteadores, gravadores de DVD, cartuchos, teclados e vários outros materiais eletrônicos e de informática, todos fruto de assaltos. Quatro pessoas foram detidas.

17/07/2010 – Bomba detonada
Uma jovem recebeu uma cesta de café da manhã contendo uma bomba.  O Esquadrão Antibomba, do Batalhão de Missões Especiais (BME) foi acionado e detonou o artefato explosivo.

10/02/2010 – Droga apreendida
Aproximadamente, 80 quilos de maconha foram apreendidos pelo BME. Quatro pessoas foram detidas na ação que aconteceu durante uma abordagem em Vitória e outra em Guarapari. A droga foi localizada por meio dos cães farejadores, da Companhia de Operações com Cães, que encontraram o entorpecente na parte elétrica de um carro e no forro da porta.



Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862 / 9846 8680/ 3224 5613
E-mail: geiza.ardicon@sesp.es.gov.br/sandra.dalton@sesp.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard