09/09/2010 17h00 - Atualizado em 21/01/2019 16h59

Batalhão de Polícia Ambiental: ações preventivas e repressivas a favor do meio ambiente

Proteger o meio ambiente e controlar os crimes ambientais. Essas são as diretrizes do trabalho realizado pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPAmb) que, somente no primeiro semestre deste ano, apreendeu quase uma tonelada de peixes e crustáceos em diversos municípios do Estado. Aproximadamente, 322 autos de infração administrativos foram confeccionados para inibir autores de crimes contra a flora, como o desmatamento, a queima e o corte seletivo de árvores não autorizados.

Nesse período, também foram apreendidos 708 animais silvestres, sendo 607 pássaros dos mais variados tipos, como trinca-ferro, sabiá, coleiro, dentre outros. De acordo com o comandante da Polícia Ambiental, Leonardo Marchezi dos Reis, dos crimes contra a fauna, manter animais silvestres em cativeiro, a pesca predatória e a caça de animais silvestres são os mais comuns.

“Neste ano, já apreendemos diversas armas de fogo e armadilhas utilizadas para a caça, mas como o flagrante ao caçador dentro da área de mata fechada é muito difícil, a estratégia para atuar contra esse crime é coletar informações sobre as pessoas que cometem essa infração para obter mandado de busca e apreensão e, só aí, flagrar vestígios que configurem a prática de crimes ambientais”, explica.

Educação

Segundo ele, além das ações operacionais, o trabalho educativo também é desenvolvido pela Unidade. As atividades são realizadas de forma rotineira, sempre que se verifica que o dano ambiental foi cometido por falta de conhecimento ou por solicitação das comunidades, escolas ou empresas públicas ou privadas.

Neste primeiro semestre, 607 pássaros foram apreendidos.

”A educação ambiental é voltada também para o produtor rural. O objetivo é fazer com que o homem do campo procure a Polícia Ambiental antes de realizar certos procedimentos em sua propriedade, não agredindo o meio ambiente e automaticamente não cometendo crime ambiental. Dessa forma, a polícia pode ser vista como parceira e não apenas como um órgão fiscalizador  e repressor”, diz.

Os onze municípios com maior número de ocorrências registradas respondem por quase 50% de todos os registros ocorridos. São eles, São Mateus, Colatina, Linhares, Vila Velha, Cariacica, Serra, Santa Maria de Jetibá, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Aracruz e Afonso Cláudio.

Educação ambiental também faz parte das estratégias do Batalhão.

Somente no primeiro semestre deste ano, o BPAmb aplicou aproximadamente R$ 2 milhões em multas administrativas relacionadas à crimes ambientais. As multas referem-se aos crimes contra a flora ou de degradação ambiental, que estão relacionados com desmatamentos, a queima e o corte seletivo de árvores não autorizadas, extração ilegal de minerais e outros.

Controle aéreo de áreas desmatadas

Até pelo ar a Polícia Ambiental realiza o controle da Mata Atlântica que corta o Espírito Santo. Por meio do projeto “Consórcio Corredor Ecológico”, a aeronave da PM realiza sobrevoos para identificar danos ambientais. Essas áreas são fotografadas e georreferenciadas para monitoramento. O recurso ajuda identificar áreas de poluição e degradação ambiental, como por exemplo, a extração de granito e danos em áreas de preservação permanente, dentre outras.

Trabalho da Polícia Ambiental

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental atua reprimindo os crimes de caça, a captura ou utilização de espécies da fauna silvestre, além da investigação de tráfico de animais. A Unidade também fiscaliza rios, lagos e lagoas, áreas marítimas e de manguezais. Um dos objetivos, neste caso, é fiscalizar as embarcações no litoral capixaba nos períodos de defeso, reprimindo a pesca predatória, principalmente por traineiras de outros Estados na costa do Espírito Santo.

Essas ações são desenvolvidas com a parceria de órgãos municipais, estaduais e federais, como as secretarias de Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Na área da flora, a atuação é demandada pelas denúncias de desmatamento, fiscalizações de cortes, queimadas, e supressão de vegetação autorizada ou não pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), órgão conveniado com o BPAmb.

As áreas são fotografadas e monitoradas.

Além de todas as questões ambientais de fauna, flora, poluição e degradação, o Ministério Público demanda a Polícia Ambiental para as ações de vigilância sanitária, atuando em conjunto na fiscalização de abate clandestino ou comercialização de animais sem as devidas normas sanitárias.

Informações Importantes

Todo animal silvestre que é encontrado abatido, é apreendido e incinerado. Isso porque como não se sabe a origem do animal e se ele é portador de alguma doença, o material não pode ser consumido. Além disso, as doações podem servir de incentivo para que as pessoas continuem comendo carne de caça de origem ilegal.

Animais silvestres

Os animais encontrados vivos são encaminhados ao Centro de Readaptação de Animais Silvestres (Cereias), no município de Aracruz. Lá, eles passam por uma triagem, que inclui tratamento e adaptação ao ambiente em que vivem. Os animais selvagens são destinados às regiões de origem, com objetivo de evitar um desequilíbrio ao meio ambiente.

Os animais apreendidos são levados para o Cereias, em Aracruz.

Tartarugas

O Projeto Tamar protege as tartarugas marinhas no Brasil. O órgão desenvolve um trabalho de pesquisa, conservação e educação ambiental. Por isso, ao encontrar uma tartaruga morta na praia, por exemplo, o cidadão deve acionar o Projeto Tamar.

Endereço das Companhias e Destacamentos do Batalhão de Meio Ambiente

Sede do BPMA