09/12/2016 17h33 - Atualizado em 09/12/2016 17h36

Bebês são transferidos do Dório para o Himaba

Oito bebês que estavam internados no serviço de terapia neonatal do Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, já estão recebendo tratamento do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba). Os pequenos foram transferidos nessa quinta-feira (08) e, apesar de apresentarem um quadro de saúde que inspira cuidados, eles passam bem e estão recebendo todo o suporte da equipe médica e de enfermagem.

Outros cinco bebês continuam internados no Hospital Estadual Dório Silva e a equipe médica aguarda o quadro de saúde dos recém-nascidos melhorar para que eles possam ser transferidos. As transferências são realizadas de forma segura. Por isso, antes de começar o transporte, os bebês são avaliados pelos médicos.

No início da semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou os leitos de terapia neonatal preparados no Himaba para receber as crianças, e anunciou que o objetivo de concentrar esses pacientes em um hospital com maternidade, que é o caso do Himaba, é organizar o fluxo de atendimento neonatal e melhorar o atendimento materno-infantil.

“Não tem sentido um serviço de terapia intensiva neonatal ficar isolado em um hospital sem maternidade. Uma vez estando mãe e filho no mesmo hospital, eles poderão ficar juntos num momento delicado da saúde do bebê e de fragilidade para a mulher. Isso representa uma melhora substancial do atendimento materno-infantil. Será um ganho para todas as mães do Estado”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

O secretário também comentou, na ocasião, que o número total de leitos de terapia neonatal se manteria em 51 com a transferência – 30 leitos de terapia intensiva e 21 de cuidados intermediários –, mas explicou que a Secretaria de Estado da Saúde estava qualificando quatro leitos de cuidados intermediários, transformando-os em leitos de terapia intensiva. “Isso vai ampliar de 26 para 30 o número de leitos de UTI Neonatal, que é a nossa maior demanda”, explicou Oliveira.

Além do atendimento hospitalar, o Himaba oferece uma estrutura de apoio para os pais e o bebê, como cartório de registro civil, banco de leite e ambulatório de aleitamento materno para incentivo à amamentação e doação de leite, enfermaria canguru e teste da orelhinha para detecção precoce de possíveis problemas auditivos.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Isabel Pimentel

isabelpimentel@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard