09/09/2010 16h07 - Atualizado em 21/01/2019 16h58

Biblioteca montada no Ciase estimula hábito de leitura entre os adolescentes

Uma biblioteca montada na Unidade de Atendimento Inicial do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória, tem estimulado o hábito de leitura entre os adolescentes.

A biblioteca está em funcionamento há nove meses e reúne aproximadamente 60 livros de diversos gêneros que abordam temas culturais e de lazer, inspirando meditação e reflexão. Os livros foram arrecadados por meio de doações feitas pelos servidores que trabalham no local.

Ass. de comunicação/ Iases

As doações para a campanha da ‘Biblioteca Solidária’ podem ser realizadas até o dia 15 de setembro.

De acordo com a gerente do Ciase, Alessandra Bonfim Lugon, os temas preferidos dos socioeducandos são dos livros sobre juventude, otimismo e aparência. O livro de maior concorrência é o ‘Filtro Solar’ de autoria de Mary Schmich e Pedro Bial, que apresenta uma série de conselhos espirituosos sobre temas importantes do cotidiano.

“A leitura tem a capacidade de fornecer aos adolescentes uma nova perspectiva de vida e a esperança de um futuro melhor. A ideia em montar essa biblioteca foi pensada para que os adolescentes consigam ver o mundo de outra forma, viajando através dos livros”, disse Alessandra.

Semanalmente os adolescentes podem pegar livros emprestados. Além de estimular o hábito da leitura, a gerente e a equipe técnica da unidade têm feito um trabalho que busca desenvolver responsabilidades nos adolescentes. Além do prazo de empréstimo, que é de no máximo uma semana, os adolescentes têm que zelar pela conservação dos livros, que não podem ser devolvidos amassados, rasgados ou com folhas a menos.

Biblioteca Solidária

No final de agosto, o Iases deu início a uma campanha denominada ‘Biblioteca Solidária’, com o objetivo de incentivar a doação de livros para os Espaços Pedagógicos de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.

Podem participar da campanha, servidores do Iases, parceiros, empresas, faculdades, a população em geral, dentre outros interessados. A campanha acontece em parceria com a Fundação Dadalto e também com a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), que está realizando o ‘Trote Solidário’. A turma que realizar o maior número de arrecadações até o dia 11 de setembro, receberá desconto em eventos promovidos pela faculdade.

Já as doações para a campanha da ‘Biblioteca Solidária’ podem ser realizadas até o dia 15 de setembro. Os livros devem ser entregues na sede do Iases e na sala da Gerência Pedagógica, localizada na rua General Osório, Edifício Portugal, Centro de Vitória.

Informações à imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases