25/11/2024 16h35 - Atualizado em 25/11/2024 16h36

Biblioteca Pública Estadual celebra os 70 anos de literatura de Reinaldo Santos Neves

Considerado um dos maiores escritores do Espírito Santo, Reinaldo Santos Neves terá sua obra celebrada com uma extensa programação cultural no mês de dezembro, na Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha, em Vitória. Intitulado “Gênese do Escritor Reinaldo Santos Neves: 70 anos de Literatura”, o evento começa no dia 03 de dezembro, data de aniversário de 78 anos do escritor, e vai se estender até 03 de janeiro de 2025.

A programação conta com exposição, atividades interativas, mesas-redondas, exibição de vídeos e lançamento de livro com a presença do autor. Toda a programação tem entrada gratuita.

Artesão incansável da linguagem, Reinaldo Santos Neves burilou textos como poucos, inspirando-se na tradição e em experiências vividas não só por ele, mas por outros, apropriando-se delas e transformando-as em legítima e deliciosa literatura que encanta e envolve o leitor.

Exposição

Com curadoria da museóloga Maria Clara Medeiros Santos Neves, em conjunto com o escritor, a exposição vai demonstrar que a relação de Reinaldo com a literatura começou bem cedo, com o gosto pela leitura, as primeiras escritas, o fascínio pelo cinema e pelas histórias em quadrinhos. Dos seus arquivos de criança e adolescência foram reunidas listas de nomes de personagens estrangeiros e de países imaginários, cujas reproduções farão parte da mostra juntamente com os livros do escritor, fotografias raras do acervo da família e recortes de jornais e revistas.

A exposição incluirá atividades interativas, com distribuição de textos/poemas do autor, em formato de pequenos pergaminhos, e espaço para contribuição do público, por meio de cartas intimistas remetidas ao autor e de pequenas mensagens a serem deixadas em post-its em um mural de memórias literárias.

Mesas-redondas

A vasta obra literária de Reinaldo Santos Neves, que inclui romances, contos, crônicas e poesia, será analisada em três mesas-redondas, nos dias 03, 04 e 05 de dezembro, com oito participantes de peso: Fernando Achiamé, Nelson Martinelli Filho, Paulo Roberto Sodré, Rita Maia, Inês Aguiar dos Santos Neves, Francisco Grijó, Gilbert Chaudanne e Lúcia Kopernic.

Cada palestrante abordará um aspecto da produção literária do escritor de modo a percorrer os múltiplos mundos presentes na ficção de Reinaldo Santos Neves e avaliar a sua influência na valorização da cultura do Espírito Santo.

Reedição

No dia 04 de dezembro, além dos debates, haverá exibição de vídeos de entrevistas e depoimentos com Reinaldo Santos Neves e o lançamento da nova edição do livro “Mina Rakastan Sinua” (2ª ed., Editora Cândida, 2024), com sessão de autógrafos do autor.

A curadora Maria Clara Medeiros explica que a programação foi concebida com o objetivo de destacar a formação de Reinaldo Santos Neves desde a mais tenra idade e sua contribuição inestimável para a literatura brasileira. “Todos os escritores e estudiosos convidados para analisar os diferentes aspectos da obra de Reinaldo têm amplo conhecimento sobre a sua produção literária e são pessoas por quem ele tem apreço e admiração”, comenta Maria Clara.

  • GÊNESE DO ESCRITOR REINALDO SANTOS NEVES: 

70 ANOS DE LITERATURA 

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo “Levy Cúrcio da Rocha” – Avenida João Batista Parra, nº 165, Praia do Suá. Vitória – ES. CEP: 29050-330

1)    Exposição – de 03/12 a 03/01/2025

Primeiras escritas, arquivos de criança e adolescência, fotografias, recortes de jornal e livros do autor;

2) Atividades interativas – de 03/12 a 03/01/2025 

  • Mural de memórias literárias: post-its com relatos curtos de leitores sobre sua relação com o autor e sua obra, ou simples mensagens dirigidas ao autor;  
  • Cartas ao autor: mensagens mais intimistas colocadas dentro de caixa fechada; 
  • Distribuição de textos/poemas do autor em formato de pequenos pergaminhos. 

3)  Mesas-redondas – 03, 04 e 05/12/2025 

 Dia 03/12 (terça-feira)  

Horário: 18h

  • Fernando Achiamé - Título: “Reinaldo Santos Neves e a valorização da cultura no Espírito Santo”; 
  • Nelson Martinelli Filho - Título: “Os múltiplos mundos de Reinaldo”;  
  • Paulo Roberto Sodré - Título: “Dois Graus a Crônica, Três Graus a Folhetim: Palpites sobre as ‘Crônicas’ de Reinaldo Santos Neves”. 

Dia 04/12 (quarta-feira)

Horário: 18h 

  • Rita Maia - Título: “O Labirinto Borgeano de Heródoto, IV, 196”; 
  • Inês Aguiar dos Santos Neves - Título: “Fabulosidades e o jogo metanarrativo em A Longa História” 
  • Vídeos de entrevistas e depoimentos com Reinaldo Santos Neves 
  • Lançamento com autógrafos – livro Mina Rakastan Sinua (2ª ed., Editora Cândida, 2024) 

 Dia 05/12 (quinta-feira) 

Horário: 18h 

  • Francisco Grijó - Título: “Reinaldo, Sonetos & Ironia”;  
  • Gilbert Chaudanne - Tema: Morte em V.; 
  • Lúcia Kopernik - Título: “Autoria e escrita: quem é o personagem de quem?”. 

 

  • SOBRE REINALDO SANTOS NEVES:

Reinaldo Santos Neves nasceu em Vitória, em 1946. É graduado em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), instituição na qual foi servidor técnico por 42 anos, trabalhando sobretudo com edição de livros e revistas. Publicou os romances: “O Reino dos Medas” (1971); “A Crônica de Malemort” (1978); “As Mãos no Fogo” (1984); “Sueli: Romance Confesso” (1989); “Kitty aos 22: Divertimento” (2006); “A Longa História” (Bertrand Brasil, 2007); “A Ceia Dominicana: Romance Neolatino” (Bertrand Brasil, 2008); a trilogia “A Folha de Hera: Romance Bilíngüe” (em três volumes, publicado pela Secult-ES – de 2011 a  2014 como um dos produtos de sua residência como escritor na Biblioteca Pública Estadual); “Blues for Mr. Name ou Deus Está Doente e Quer Morrer” (2018); e “Morte em V., Contendo Vida e Opiniões de um Certo Rainer Maria Rainer, Escritor” (2023). Publicou três volumes de contos: “Má notícia para o pai da criança” (em livro, 2019); “Heródoto, IV, 196” (2013); e “Mina Rakastan Sinua” (2016); e um conjunto de crônicas sobre jazz, “Dois graus a leste, três graus a oeste” (em livro, 2013). Sua poesia incidental foi reunida em livro on-line intitulado “Poesia 64-14”, publicado originalmente no site Estação Capixaba.

 

Mais informações sobre o evento:

Assessoria JRSN
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard