Biblioteca Pública promove exibição de filme inclusivo para deficientes visuais
Pensando na acessibilidade que amplia a participação das pessoas com deficiência visual às produções culturais, a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) promove, nesta quinta-feira (04), às 14 horas, a sessão de cinema inclusiva com o filme “Eles não usam black-tie“. (1981), de Leon Hirszman. A exibição vai contar com o recurso de audiodescrição, onde a narração se desenvolve em um segundo canal de áudio explicando as imagens e possibilitando que cegos e demais públicos assistam ao filme. A entrada é gratuita.
O evento é uma parceria entre a Biblioteca Pública e a instituição Mais Diferenças, associação qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça que promove a implementação de práticas e políticas inclusivas, com os diversos setores da sociedade, prioritariamente das pessoas com deficiência.
De acordo com a representante do Instituo Braile, Marisane Olivia de Vasconcelos, a exibição do filme não é voltada somente à pessoa com deficiência visual, mas prioriza a inclusão dessas pessoas neste setor cultural tão importante que é a produção audiovisual.
Eles Não Usam Black-tie
Filme brasileiro de 1981, Eles Não Usam Black-tie foi dirigido por Leon Hirszman, e baseado na peça homônima, de Gianfrancesco Guarnieri. A produção conta a história de um casal de namorados que está esperando um filho. O pai da criança é um operário que está preocupado com um movimento grevista que se inicia em sua fábrica. Para não perder o emprego, ele resolve não fazer parte da greve, que é liderada por seu pai, iniciando um conflito familiar perante aos seus próprios colegas no trabalho.
Informações à imprensa:
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES