14/08/2017 16h32

Bolo e apresentações culturais marcam o aniversário do Hospital Infantil de Vitória

Nesta terça-feira (15), o Hospital Estadual Infantil de Vitória comemora 84 anos. Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a unidade hospitalar foi inaugurada em 1933 e, ao longo dos anos, tem passado por diversas adaptações para acompanhar a crescente demanda dos pacientes que são atendidos no local.

 

Para comemorar a data, uma missa será celebrada às 10 horas no auditório, e poderá ser acompanhada por pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital. Às 15 horas, quem estiver no hospital poderá apreciar diversas atividades culturais, como apresentações de hip-hop e orquestra de violões. Em seguida, às 16 horas, todos estão convidados a cantar o “Parabéns pra você” e saborear um delicioso bolo.  Já na quarta-feira (16), as comemorações continuam com um culto, a partir das 14 horas.

 

O diretor-geral do Hospital Infantil de Vitória, Nélio Almeida dos Santos, lembra que o local iniciou suas atividades em um pequeno ambulatório que funcionava no Centro de Vitória, e hoje é referência no atendimento pediátrico para crianças do Espírito Santo e também de outros estados brasileiros, como Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, entre outros.

 

“O hospital nasceu do sonho de um casal, o médico Moacyr Ubirajara e a enfermeira Mary Hosannah Ubirajara, que em 1933, diante da necessidade de internação de crianças com quadros clínicos graves, iniciou o atendimento em um espaço junto à Igreja do Rosário, situada no Centro de Vitória. Com o passar dos anos, com a evolução tecnológica e a criação de programas pelo Ministério da Saúde, o hospital foi assumindo cada vez mais variados tipos de atendimento e também a urgência e emergência pediátrica”, disse.

 

Em 1935, o hospital começou a funcionar em uma colina situada no bairro Praia Comprida (hoje bairro Santa Lúcia). No ano de seu 84º aniversário, mais uma mudança será feita: nos próximos dias, o pronto-socorro será transferido para uma área anexa ao Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, onde funcionou, por um tempo, a unidade de urgência e emergência do Hospital Estadual São Lucas. O local está passando por reformas e adaptações para receber os pacientes pediátricos.

 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, trata-se da maior intervenção no atendimento pediátrico das últimas décadas. Com a mudança, o número de leitos do Hospital Estadual Infantil de Vitória vai passar de 171 para 350 – considerando a unidade que funcionará anexa ao HPM e a unidade de Santa Lúcia juntas.

 

Além de transferir o pronto-socorro para o HPM, o setor de oncologia também vai funcionar no local, a partir da segunda etapa das obras. Com a transferência do pronto-socorro para Bento Ferreira, a estrutura que funciona em Santa Lúcia servirá de retaguarda para a urgência e emergência do Hospital Infantil de Vitória. O local onde hoje funciona o pronto-socorro passará por obras de reforma e ampliação que possibilitarão aumentar a oferta de atendimentos oncológicos e de alta complexidade.

 

Referência


O Hospital Estadual Infantil de Vitória é a referência para pessoas que buscam atendimento de urgência e emergência para seus filhos em traumas ortopédicos, hemoglobinopatias, escoliose grave, neurocirurgia, oncologia, tratamento de queimados, osteogênese imperfeita, infectologia para casos de DST/Aids, asma grave, fibrose cística e doenças metabólicas.


Em média, são realizados 124 mil atendimentos por ano no hospital, sendo 84 mil no pronto-socorro e 40 mil nos ambulatórios. Anualmente, são feitas 6.141 cirurgias nas diferentes áreas de atendimento do hospital. Ao todo, o hospital conta com 1.070 profissionais.

 

Histórico

- A história do Hospital Estadual Infantil de Vitória teve seu início na década de 30, com a chegada do médico Moacyr Ubirajara e de sua esposa, a enfermeira Mary Hosannah Ubirajara, ao Espírito Santo. Ambos trabalhavam, inicialmente, no ambulatório de pediatria do Departamento de Saúde Pública de Vitória.

- Diante da necessidade de internação de crianças com quadros clínicos graves, houve a concessão de um espaço no antigo Colégio de Carmo, situado no Centro de Vitória, para funcionamento de um serviço de internação pediátrica com 20 leitos.

- Nesse tempo, foi fundada a “Liga Espírito-santense de Assistência e Proteção à Infância”, que era responsável pelo custeio do pequeno hospital. Mas, com a crescente demanda por internações, foi necessária a ampliação da oferta de leitos.

- Assim, com a participação de sua esposa e de integrantes da sociedade capixaba, obteve-se o apoio do interventor do Espírito Santo, João Punaro Bley, para a construção no morro do Itapenambi, uma colina situada no Bairro de Praia Comprida (hoje Santa Lúcia), do primeiro hospital infantil do Espírito Santo e que foi aberto ao público em 15 de agosto de 1933.

- A partir de 1964, o hospital passou a desenvolver atividades de ensino, por meio de um convênio com o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, atualmente Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O seu fundador, Moacyr Ubirajara, foi, durante 20 anos, o único diretor e médico da instituição.

- Atualmente, o hospital oferece atendimentos de urgência e emergência, procedimentos eletivos e ambulatoriais.

 

Programa de Residência Médica

 

- O Programa de Residência Médica em Pediatria do Hospital Estadual Infantil de Vitória existe desde 1976 e, atualmente, oferece vagas para residência em pediatria geral e em três áreas de atuação da pediatria: infectologia pediátrica, pneumologia e medicina intensiva.

- Ao todo, 752 médicos se formaram nesses programas de residência nestes 41 anos.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard