27/08/2010 21h40 - Atualizado em 22/01/2019 14h02

Bombeiros controlam incêndio na região de Pedra Azul

Na manhã desta sexta-feira (27), uma equipe de 28 bombeiros realizou o trabalho de combate ao incêndio florestal na região de Aracê, que atingiu uma região entre os municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano. Ao todo, foram queimados 5 alqueires e a equipe de perícia já esteve no local para apurar as causas do incêndio e o laudo sai em até dez dias úteis.

Num total de 45 pessoas, entre bombeiros, funcionários do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e voluntários, comandados pelo major Gabriel Lopes, subcomandante do 4º Batalhão em Marechal Floriano, permaneceu no local durante todo o dia de e por volta das 15 horas desta sexta (27) o incêndio estava restrito a apenas uma ‘frente’.

As equipes tiveram o apoio do grupo de operações aéreas, que ajudou na visualização das áreas atingidas. O incêndio começou por vota das 11 horas desta quinta (26), e foi combatido durante toda a tarde e no início da noite, estava restrito a uma ‘frente’.  Uma equipe de seis bombeiros permaneceu no local, para evitar qualquer reincidência. Como a situação se agravou pela forte incidência de ventos, novas equipes entraram em ação.

A região atingida tem características topográficas acidentadas e de grandes elevações, com vegetação de pinos atingida, e de material resinoso, e exigiu desempenho dos bombeiros e dos voluntários.

Com a expectativa das condições metrológicas se prolongarem, a instituição já  preparou equipes extras para se aliarem às já existentes para combater os incêndios florestais em regiões mais críticas.

Dicas para evitar incêndios florestais

O Corpo de Bombeiros alerta à população e recomenda que todos tenham especial atenção com o trato do lixo, não queimando resíduos em terrenos baldios, pois podem propagar as chamas para outros locais. Não descartar resíduos em lugares de vegetação, principalmente objetos de uma alta inflamabilidade.
 
Não lance pontas de cigarro pela janela do carro. Devido à baixa umidade no período da seca, a vegetação se incendeia com muita facilidade.
 
Os incêndios florestais provocados pelo homem matam os animais, destroem a vegetação, poluem cursos d’água, enfraquecem o solo, causam erosões e a fumaça causa acidentes nas estradas e agrava problemas respiratórios.
 
Para quem pratica o ecoturismo, os bombeiros alertam para o risco de fogueiras e lixo espalhado pelas matas. Não acenda fogueiras e velas próximas a áreas verdes. Acenda fogueiras apenas após limpar região, capinando a vegetação até chegar na terra. Certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o material combustível que sobrou.
 
A realização de queimadas em vegetação para limpeza de terrenos é proibida em tempos de estiagem e só podem ser feitas com autorização do órgão ambiental responsável e, mesmo assim, devem ser acompanhadas de cuidado como feitura de aceiro (espaçamento sem cobertura vegetal ou desbastado em volta das matas) para evitar a propagação das chamas. O aceiro deve ter, pelo menos, o dobro da vegetação mais alta da área a ser queimada.
 
Se sua propriedade faz limite com a estrada, contorne toda a extensão do terreno com um aceiro preventivo, com no mínimo dois metros de largura.

Mesmo que você tenha autorização para realizar a queimada, não a faça em dias de muito calor ou vento. Nesta situação, pode ocorrer a perda do controle do fogo, colocando outras áreas em risco.
 
O mais importante é que os proprietários mantenham sua área reflorestada, aumentando a umidade do local e diminuindo a possibilidade da combustão espontânea.

 



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar;
Samuel Rodrigues Barboza - Tenente Coronel BM;
Tel: 3137-4434; 9946-0329
Email: bm5emg@yahoo.com.br
Site: www.cb.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard