Bullying é tema de ações da Patrulha Escolar na Rede Estadual
Nesta quarta-feira (20), Dia Estadual da Conscientização Contra o Bullying, escolas da Rede Estadual de Educação contam com ações educativas e preventivas sobre o tema. As ações são realizadas, periodicamente, por policiais militares que integram a Companhia Especializada de Polícia Escolar (Patrulha Escolar).
O Cabo Victor, que está há oito anos na Companhia, descreve o diferencial do trabalho dos militares. “Nosso objetivo é a prevenção, segurança e aproximação com a comunidade escolar. Como são dois policiais fixos em cada escola, acaba que criamos um vínculo. Percebemos que nosso trabalho começa a apresentar resultado quando os alunos passam a confiar em nós. Eles nos trazem não só denúncias de bullying, mas também alertas de possíveis alunos infratores”, contou o Cabo Victor.
A Patrulha Escolar atende a 156 escolas da Grande Vitória com visitas, no mínimo uma vez por semana, que contam com palestras e bate-papo entre militares e alunos. Uma das unidades que recebe o atendimento é a Escola Marinete de Souza Lira, localizada na Serra. A diretora Graziely Ameixa Siqueira contou como a escola era antes e depois da atuação da companhia.
“A Patrulha Escolar foi preponderante na instalação de um clima de paz e segurança na nossa escola. Em um ano de trabalho intensivo, com enfrentamento de situações estranhas ao ambiente escolar, como brigas, bullying, drogas e depredação, marcamos nosso respeito enquanto escola, e nos transformamos em um espaço seguro, cuja maior preocupação é a aprendizagem”, disse a diretora.
A soldado Eduarda contou que para atender os estudantes, eles participam de capacitações. “Passamos por capacitações de oratória, por exemplo, de como atender, tratar e respeitar as individualidades de cada estudante”, disse.
No ano passado, mais de oito mil atendimentos foram realizados pela equipe da Companhia de Polícia Escolar, o que corresponde a um aumento de 55,9% em relação a 2017. Neste ano, com o emprego de todo o efetivo e a chegada de 13 novas viaturas, a intenção é crescer ainda mais.
A diretora disse ainda que hoje não há nenhuma depredação na escola. “Está tudo limpo, portas, paredes, mobiliário, é lindo de se ver. O mais importante é que a comunidade reconhece e admira essa mudança, que não teria ocorrido sem a intervenção e apoio da Patrulha. Deixamos de ser uma escola em que responsáveis temiam colocar seus filhos para nos tornarmos procurados e admirados”, afirmou.
Texto: Soraia Camata
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Caê Guimarães/ Soraia Camata / Cícero Giuri
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/gardicon@sedu.es.gov.br/celguimaraes@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br