29/09/2010 13h04 - Atualizado em 21/01/2019 16h00

Cachoeiro: aluna da Escola Estadual Hosana Salles escreve livros infantis

Rafaela Facine Ribeiro, de apenas 10 anos, aluna da Escola Estadual Hosana Salles, em Cachoeiro de Itapemirim, e resolveu ser escritora. Em apenas três dias, a menina escreveu e criou as ilustrações de três livros de histórias infantis.

A professora Rita de Cássia Fernandes conta que desde o ano passado acompanha a menina que sempre demonstrou ter talento para as artes e até mesmo para a música. “As histórias dos livros são muito bem feitas. São histórias pequenas, mas têm coesão e coerência, possuem um enredo elaborado”, destacou a professora. Ela contou também que, diariamente, separa 15 minutos da aula para que os estudantes se dediquem à leitura.

O período para a leitura ajudou a despertar o talento de Rafaela, como conta a própria estudante. “Eu gosto muito de ler. Sempre leio os livros na escola e vejo como são as histórias. Daí, eu resolvi escrever os meus próprios livros, juntando coisas da minha vida com as que eu li nos livros”.

A menina diz que começou a escrever os livros quando ganhou seu próprio computador e essa história também vai virar livro. “Meu próximo livro será sobre a história real de um burrinho que eu ganhei de presente do meu pai. Meu pai resolveu vender o burrinho por que ele estava ficando muito bravo. Com a venda, ele comprou o computador. Foi aí que a história de escrever livros começou”, disse.

Além de escrever livros a menina ainda se destaca pela música, já que toca violão. A professora Rita de Cássia disse que o trabalho da aluna já é exemplo para os colegas. “Agora estou recebendo muitos livrinhos de alunos que também querem escrever. Eles estão aceitando muito bem e todos gostam de ler as histórias de Rafaela”, ressaltou a professora.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard