01/08/2024 13h33

Cachoeiro de Itapemirim recebe obras de infraestrutura e restauro do Palácio Bernardino Monteiro

Foto: Rodrigo Zaca/Governo-ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na noite desta quarta-feira (31), da solenidade de inauguração das obras de restauro do Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim. Ainda no município, foram inauguradas obras de infraestrutura e de equipamento esportivo, além da entrega de motoniveladora e da autorização para novos investimentos na cidade localizada na microrregião Central Sul.

“Cachoeiro sempre foi conhecido e reconhecido como berço da cultura capixaba. Quando a pessoa se interessa pela cultura, também cultiva um ambiente de paz. Acredito que Rubem Braga, Newton Braga e Sérgio Sampaio, grandes nomes da cultura cachoeirense e capixaba, estariam felizes com o restauro do Palácio Bernardino Monteiro e também com a reforma do Teatro Municipal. Estamos realizando também as maiores obras de infraestrutura da história da cidade”, disse o governador.

Construído no início do século passado, o antigo Grupo Escolar Bernardino Monteiro – que já foi sede da Prefeitura Municipal – vai abrigar a Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, o Arquivo Público Municipal de Cultura “Evandro Moreira” e a Academia Cachoeirense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico local, além de outros usos. Será um espaço cultural dinâmico e multifuncional propiciando o encontro de pessoas, desenvolvimento de atividades e eventos culturais, exposições e resgate da memória. O imóvel é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.

Foram investidos R$ 2,84 milhões pelo Governo do Estado, por meio de convênio celebrado entre a Secretaria da Cultura (Secult) e a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. O projeto incluiu o resgate de elementos que foram alterados ao longo dos tempos, bem como a inserção de novos, visando à adaptação ao novo uso e legislações vigentes. Foi realizada também a acessibilidade do imóvel para pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida nos dois pavimentos do imóvel, além da melhoria das instalações elétricas e hidrossanitárias, e a inclusão de sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico.

Também foi assinada a Ordem de Serviço para a reforma e ampliação do Teatro Municipal Rubem Braga, referência para apresentações culturais produzidas em Cachoeiro de Itapemirim. Serão investidos R$ 3,5 milhões por meio de um novo convênio entre o Estado e a Prefeitura. O equipamento está fechado desde janeiro de 2020, quando uma enchente atingiu o imóvel após fortes chuvas ocorridas no município. Na ocasião, as águas do Rio Itapemirim danificaram as cadeiras da plateia e os equipamentos, tornando de extrema importância a reforma do espaço.

Mais investimentos

Durante a agenda, o governador Casagrande inaugurou diversas obras de infraestrutura no município, como a drenagem e pavimentação de 22 ruas nos bairros Aeroporto, Marbrasa, Central Parque e Bom Pastor, e também nos distritos de Coutinho e de Córrego dos Monos, a construção da cabeceira da ponte do bairro Monte Líbano e de seis muros de contenção de taludes na rua Baixo Guandu, no bairro Zumbi. Foram investidos R$ 34,1 milhões em recursos provenientes do Fundo Cidades.

Além das inaugurações, o Governo do Estado fez a entrega de máquina motoniveladora, que será utilizada na realização de nivelamento de terrenos e abertura de canais, contribuindo para o desenvolvimento urbano e a manutenção de estradas.  “Com as obras de infraestrutura e a entrega de equipamentos, garantimos mais qualidade de vida para a população, além de impulsionarmos o desenvolvimento econômico das nossas cidades”, afirmou a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, gestora do Fundo.

Também foi entregue a nova quadra poliesportiva coberta no bairro Novo Parque. Com investimento de R$ 2 milhões, as obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).  “O Governo está construindo dezenas de quadras e espaços esportivos por todo o Estado porque acredita que o esporte tem papel fundamental na construção da identidade do cidadão. Além de melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, o esporte também promove a inclusão social, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural das comunidades”, comentou o diretor geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas.

O governador do Estado também autorizou o início das obras de drenagem e pavimentação de 25 ruas, nos bairros Agostinho Simonato, Gilson Carone, São Francisco de Assis, Independência e Coronel Borges, com investimento total de R$ 13,3 milhões. “Essas obras vão ajudar ainda mais no desenvolvimento de Cachoeiro de Itapemirim. Vias pavimentadas dão segurança e fluidez ao trânsito. E a nova ponte vai substituir a atual que está desgastada, também trazendo segurança a quem passa por lá”, acrescentou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

No bairro Agostinho Simonato, serão pavimentadas as ruas Édimo Ribeiro Costa, Omyr Leal Bezerra, Wagner Alves Every, Gumercindo Caetano Machado, Antônio Rodrigues e Carlos Gomes. No bairro Gilson Carone, as ruas contempladas são José Monteiro da Silva, José Monteiro da Silva II e Justino Francisco dos Santos. Já no bairro São Francisco de Assis, são as ruas Castorina Passoni, João Ribeiro dos Reis, Jahir Cardoso, Thomas Thompson, Helio Hygino Rangel, Valdemar Stanzani, Ademar P. de Oliveira, Waldyr Carlos Leite, Milton Lopes Barbieri, Leontina S. da Costa, Alzira Casagrande, Ozil Passoni, e Mileto Louzada. Nos bairros Independência e Coronel Borges, são as ruas Rua Nadir Machado de Souza e Ruas Ziul Pinheiro e Luiz Crico.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto