21/10/2010 20h56 - Atualizado em 21/01/2019 11h50

Cafeicultores capixabas participam de seminário sobre cooperativismo

Cerca de 300 profissionais cooperados do setor do agronegócio cafeeiro participaram do ‘Seminário Estadual das Cooperativas de Cafeicultores’, realizado nesta quinta-feira (21), em Nova Almeida, na Serra. O encontro, que teve como tema ‘Agregação de valor à cafeicultura Capixaba’, ofereceu aos cooperados informações do trabalho de integração das cooperativas.

A palestra do secretário da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, teve como tema ‘Cooperativismo e Agronegócio – fator chave para o desenvolvimento do produtor rural’. Nela, o secretário falou sobre a importância dos produtores estarem organizados em cooperativa para agregar valor ao produto capixaba e enfrentar o mercado nacional e internacional.

“A essência do cooperativismo está na educação, treinamento, informação, gestão e o intercoorporativismo - cooperação entre as cooperativas – essas são as chaves para a melhoria do produto final. Os produtores capixabas têm que estar reunidos para enfrentar o mercado. Isso vai trazer renda melhor para si e para suas regiões”, afirmou Enio Bergoli.

A palestra do secretário da Agricultura, Enio Bergoli, teve como tema ‘Cooperativismo e Agronegócio.

Para o produtor Pedro Carnielli, da Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo, o trabalho em conjunto ajuda a enfrentar os desafios. “Nós temos que ver a cooperativa como um negócio, porque isso vai nos motivar e criar um ambiente favorável para vencermos desafios do mercado”, disse.

Pedro Carnielli, da Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo, afirma que o trabalho em conjunto ajuda a enfrentar os desafios.

O seminário abordou experiências do ramo agropecuário de outros estados, a fim de buscar alternativas para novos negócios; apontar novas possibilidades para o cooperativismo; incentivar a diversificação na produção; e realizar o intercâmbio de conhecimentos técnicos ligados à produção, distribuição e comercialização dos produtos.

Público presente ao evento.

Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim